quarta-feira, 11 de março de 2015

CHAPARRAL

Quando se fala em efeito solo todo mundo lembra do grande Colin Chapman o homem da Lotus (aquela, não essa) criador do, por ex., Lotus 79 que revolucionou a F-1 nos anos 70. Além de tudo, um carro muito bonito.
bonito e eficiente
Mas, a idéia aerodinâmica do efeito solo é coisa antiga. Antes de Chapman, na década de 60 surgiu um carro que utilizava o conceito.
Com vocês o Chaparral 2J que correu na série CanAnm em 66.
A equipe construtora do feioso era a Chaparral Cars. Chaparral foi adotado pela sonoridade ocasionada pelos nomes de seus dois fundadores: Harp Sharp e Jim Hall
horroroso porém, eficiente
Os carros de F-1 que utilizavam o efeito solo precisavam de velocidade para que o fenômeno se fizesse presente. Pois o Chaparral 2J tinha esta espécie de caixa com extratores (a Brabham utilizou algo parecido. Tem um post sobre isso) e um motor de 45 Hp para o funcionamento dos "aspiradores".
Portanto, o efeito solo era forçado por esse motor e o carro era veloz em qualquer situação. O motor que empurrava o bichão era um Chevrolet de 7.600 cc. O câmbio também era interessante uma vez que automático de duas marchas.
O grande problema para a equipe era que o carro, mesmo com problemas mecânicos frequentes, era imbatível. Problema porque as outras equipes passaram a reclamar das porcariadas que ele jogava para trás por causa dos "aspiradores". O mesmo enfrentou a Brabham algum tempo depois.

a "caixa" magica
As reclamações surtiram efeito e a FIA proibiu os "ventiladores no fim de 1970 acabando com a farra.
a sujeirada
No vídeo um pouco do estranho e danado carro.

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