quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Um dia, um dia... dois dias

Não sei que bicho veio me dar boa noite ontem que acordei bem hoje. Daí, lembrei de umas palestras sobre algo que não recordo o que era (a propósito, estava presente o autor do livro que contém a frase "o homem é, fundamentalmente, um ser que esquece"), mas que todo mundo falava de Tomás de Aquino e Pieper. O que era aquilo mesmo? Pudera esquecer, eu fui pro negócio sem dormir.
Mas eu lembrei de uma pergunta feita por um professor português para um dos palestrantes. Perguntava o portuga se o logos era ou não autoconsciente. Fiquei espantado porque não parecia ter nada que ver com o contexto. O sujeito palestrava sobre a teologia negativa do pseudo-Dionísio Areopagita e como isso tem relevância na pedagogia (!), aí o outro vem com essa de logos autoconsciente.
Não lembro bem qual foi a resposta do palestrante e não tenho condições sequer de iniciar a discussão sobre a autoconsciência ou não do logos. Tenho que confessar, entretanto, que há dias em que o logos - ou seja lá qual outro nome você dê a ele - parece operar do alto de toda sua autoconsciência e a gente se sente assim:

3 comentários:

  1. Voce vai nuns eventos muito doidoes. E nos remete a eles de uma forma muito doidona. Mas ai incide o 107 do CC e nos lembramos do "Vinicota" dizendo que "isso tudo e muito valido" kkkk

    Em suma: agora sim pode dizer que bem se ve que nao entendi
    (mas achei os dois primeiros minutos da musica bonitinha)

    ResponderExcluir
  2. Viviane Alves de Morais (vivianeal2003@yahoo.com.br)5 de janeiro de 2012 às 14:25

    São Tomás de Aquino era chato... bom mesmo, só o Agostinho, que viveu e aproveitou a vida antes de dizer que aquilo tudo era péssimo. Logos saudável, só o dos agostinianos (rs). Pergunta: tem como reabrir a enquete? gostaria de votar na opção 'contratar um novo chefe'. Acho que a interdição está próxima...

    ResponderExcluir
  3. Ora, ora, temos visitantes ilustres! Fico com vergonha porque escrevo centenas de bobagens antes de fazer a lição de casa da professora de história.

    Quanto à enquete, seu voto está computado. Eu escolhi a mesma opção.

    ResponderExcluir