terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Toni Elvis

Quando era menino, costumava ir ao centro da grande Ribeirão Preto com meu pai. Eu nem me lembro bem o que íamos fazer lá. Sei que meu pai dava aula de manhã, vez ou outra tinha que ir até o centro à tarde e eu ia junto. Acho que era mais ou menos isso.
Havia uma lojinha de discos perto da praça da catedral - como é nome daquela praça? Era uma das poucas lojas que ainda vendiam discos de vinil. Como o nosso era um dos poucos lares que ainda dispunham de uma vitrola, éramos - eu e o véio - dois dos poucos clientes do estabelecimento.
A loja se chamava "Toni Elvis" e o dono dela também. Além de ser um raro estabelecimento que tinha vinil, eles trocavam discos no esquema "2 por 1". Eram tempos pré-capitalistas.
Então, eu ficava todo animado com a possibilidade de trazer músicas novas de bandas velhas para casa. Meu pai separava os discos, dois dos menos preferidos, ou dois dos que menos fariam falta e rumávamos para lá.
Nessas brincadeiras, eu lembro de pegar um ao vivo dos Talking Heads (sim, tem "Psycho killer), o Hot Space, do Queen (que foi uma decepção) e, particularmente, lembro do dia em que trouxemos o Hotel California, dos Eagles. Na minha cabecinha, Hotel California era a única música boa da banda. Meu pai sugeriu que pegássemos o LP em questão: "é muito bom". Eu estava interessado só na canção título. Surpreendi-me ao ouvir o disco todo e perceber que era excelente. Os Eagles têm músicas fantásticas e algumas delas vão até o coração do problema com uma precisão absurda.
Lembrei hoje daqueles tempos. Era bem simples, 2 por 1, não precisava nem ter dinheiro, só discos de vinil. A loja agora é gerenciada pelo filho do Toni Elvis, que é um capitalista: não vende mais aquelas relíquias e tudo que tem é de música emplasticada.
Mas a vida, como o disco de vinil, gira e tem sempre seus dois lados, A e B (tá, isso foi horrível). Talvez seja melhor mesmo não trocar mais 2 por 1. Não saberia mais quais dois dos meus discos fariam menos falta.

3 comentários:

  1. Olha so: Hoje lembrei de voce e do seu pai porque (alem do episodio Renatao Arte) o tal do cara fantastico amigo de maconheiro foi pra Suica hoje (eu tenho uma sooooorte na pacoca que vou te contar kkkkk) e ja avisou que a moda la nas Oropa agora (!!!) e vinil. E que me traz um exemplar soprando sax.

    Sera que dao sumico nas musicas emplasticadas?

    ResponderExcluir
  2. Eu sou da época do vinil... Ganhei meu primeiro CD já com uns 15 anos, e não conto qual era nem sob tortura.

    O primeiro LP foram dois: um dos Simpsons (legal) e o outro... do New Kids on the Block. "Step by Step", de 1990.

    Me zoem.

    ResponderExcluir
  3. A propósito: "Toni Elvis" é provavelmente o melhor nome de loja de discos do mundo.

    ResponderExcluir