segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

CELACANTO DERRUBA INGENUIDADE

Graças a um dos nossos leitores, que cabem numa van, descobri que a pichação “celacanto provoca maremoto” tem origem no seriado National Kid.
Também estou envergonhado porque me julgava um véio iniciado nestas coisas da infernal internet.
Qual nada.
Todas as minhas paranóias de criança e juventude e minhas assombrações com o mundão encontram explicação numa simples navegada nesta porcaria de internet.
Porcaria porque acaba com o romantismo daquelas lembranças do que vivemos, que se modificam com o passar do tempo, mas, permanecem em nossa memória como um marco.
Aquela corrida de F1 tão legal foi, na verdade, chata para carai agora que a revi graças ao download feito pelo chefe do blog.
E, por aí vai.
A pichação em questão durante muito tempo provocou murmúrios entre os que a viam.
Para nós, de São Paulo, esta mensagem nos muros significava uma oposição ao regime militar. Era mensagem cifrada de grupos revolucionários que iriam surgir sei lá de onde e devolver o país à democracia.
Daí veio o “cão fila km 26" (e não 32, como escrevi) e a teoria da conspiração se completou. Eram grupos de opositores ao regime que se articulavam.
Bom, tudo era fruto de nossa imaginação.
Legal é saber, lendo livros que retratam a época, que a ditadura também era paranóica. Para ela até o carola do Reibeto Carlos era passível de censura.
Hoje vivemos uma democracia (não riam, por favor).
E, o Brasil-sil-sil continua mal.
Vamos ao que interessa.
Lembro desse seriado japonês, National Kid.
Descobri na internet que era, no fundo no fundo, feito para conquistar corações e mentes para a National Electronics Inc, hoje Panasonic. Vejam só. É difícil perder a ingenuidade.
Nem o National Kid escapou do merchã.
Mas, vejam a abertura brasileira do seriado. Minha irmã, criança na época, conquistava, por seu turno, corações e mentes cantando a musiquinha em japonês.
Um jornalista pegou uma frase do seriado e a transformou num ícone de época.
A pichação do cão fila era propaganda de um criador destes mastodontes caninos.
Se eu fosse mais esperto naquele tempo criaria outro ícone capaz de apavorar o regime.
Lembro bem de um diálogo do seriado National Kid. De vez em quando ainda repito deixando os familiares preocupados com minha saúde mental.
Mas, era mais ou menos assim:
Entra um inca venusiano (a fantasia era engraçadíssima) apavorado e fala para a majestade dele.
“majestade, majestade. O motor secreto parou”
Close na majestade:
“Hã! O motor secreto!”
Cai o pano.
A pichação seria.
“Ditador, Ditador. O motor secreto parou”.
Se o ditador e seguidores fossem tão paranóicos quanto eu pegariam o primeiro avião para as ilhas Bramas.


Um comentário:

  1. "Close na majestade."

    Eu lembro de uma frase da minha época, tirada de uma tradução malfeita de um jogo japonês para o inglês. Não queria dizer nada, e era assim: "All your base are belong to us."

    Eu sempre achei o máximo...

    ResponderExcluir