segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Desconstrução em ato

A vida, às vezes, se faz muito pesada e é preciso encontrar saídas para isso ou explodimos.

"Por isso também vai ser bom ter meu amigo que usa relógio por perto, porque ele é bem desencanado, moleque e não vai me deixar ficar deprimido". (um amigo que também usa relógio, aos 5 de outubro de 2011).

Faz tempo que não uso relógio e não sou moleque desencanado.

"Eu gosto muito dos textos, acho que está certo porque só eu e você queremos saber de Fórmula-1, ninguém mais. Dane-se. Mas você escreve umas coisas que pelo amor de Deus. Eu leio e penso comigo mesmo 'vá para o bar'". (meu pai para mim, sábado passado).

"O trabalho do artista não é sucumbir ao desespero, mas achar o antídoto para o vazio da existência. Você tem uma voz clara e adorável. Não seja tão derrotista". (Kathy Bates interpretando uma importante senhorita)

Por outro lado, não é possível ignorar que

"Comigo me desavim,
Sou posto em todo perigo;
Não posso viver comigo
Nem posso fugir de mim.

Com dor, da gente fugia,
Antes que esta assim crescesse:
Agora já fugiria
De mim, se de mim pudesse.
Que meio espero ou que fim
Do vão trabalho que sigo,
Pois que trago a mim comigo
Tamanho inimigo de mim?"
(Francisco de Sá de Miranda, em algum momento entre os séculos XV e XVI)

E, na semana passada, um trabalho acabou comigo. Parecia que a incrível ansiedade que experimentava seria aliviada. Não foi o que aconteceu, pois

"Pasmo sempre quando acabo qualquer coisa. Pasmo e desolo-me. O meu instinto de perfeição deveria inibir-me de acabar; deveria inibir-me até de dar começo. Mas distraio-me e faço. O que consigo é um produto, em mim, não de uma aplicação de vontade, mas de uma cedência dela. Começo porque não tenho força para pensar; acabo porque não tenho alma para suspender. Este livro é a minha cobardia". (Fernando Pessoa, Livro do desassossego, trecho 152).

"Não, não é frescura. Ansiedade é algo que se sente no iminência da punição, e é onde você está agora. A situação toda é muito complexa e você não tem controle sobre nenhuma das soluções. O que se pode fazer para sentir melhor é (...)". (um psicólogo, hoje mais cedo).

No meio disso tudo, foi dito:

"Com você, é tudo mais leve, descomplicado", ainda que não seja um moleque desencanado.

Não é possível, entretanto, perder de vista que peças foram perdidas aqui e ali, coisas que encaixavam não encaixam mais e há falta de entendimento sobre quase tudo. Busco-me em fragmentos de textos, músicas e lembranças que parecem não compor um todo, são como pedaços de uma existência perdida. Ali, onde me encontro, a vida volta a ser leve, bem leve.
Por enquanto, que me perdoem meu pai e a Kathy Bates, mas sucumbo todos os dias, afinal,

Nenhum comentário:

Postar um comentário