sexta-feira, 16 de março de 2018

NADA (REALMENTE) MUDOU

Já perpetrei vários posts sobre meus tempos de infância, juventude e vida adulta sob o regime militar.
Gostaria de escrever sobre algo que é palpável nos dias de hoje. Esse pessoal que não sabe interpretar a história quer o militarismo de volta. Lógico que muitos dos que apoiaram a ditadura naquela época querem que as botas voltem ao pescoço da população.

Uma reflexão que fiz nos dias de hoje em que o Rio sofre uma intervenção militar, diz respeito à volta da chamada normalidade após o radicalismo que ocorre após a tempestade. Qual, afinal, o resultado após um golpe que busca colocar o país nos trilhos? Em 1964 houve o golpe porque, diziam, a nação estava prestes a se tornar comunista. Ou seja, tudo o que nosso patrões ianques não queriam. O que desejava o povo não tem a menor importância. Havia a inflação e outros ingredientes para dar suporte ao que veio. Sob o regime militar nada mudou. Lembrando que não devemos confiar nos números maquiados do gênio Delfim. O golpe traria a normalidade progressista à nação. O que lembro é de um tempo de porrada na população e guarida aos corruptos. Ou pensam que gente como Temer, Jucá, Maluf e tantos outros nasceram ontem?

Mas, de maneira geral, que país os militares deixaram?
Economia no fundo do poço, inflação lá nas nuvens e corrupção que nunca foi verdadeiramente combatida. Hoje, não temos absolutamente nada que não seja movido à corrupção. Não posso escrever sobre o judiciário mas, pelo legislativo e executivo. Acompanho as notícias e basta estender o que ocorre em Ribeirão Preto, por ex., para ter uma ideia da lama que envolve prefeituras das cidades menores. Prisão? Nosso grande advogado mantém os bandidos de colarinho branco a salvo.  Descalabro total.

Alguém declarou que a intervenção do exército no Rio de Janeiro seria um laboratório para que, se tudo ocorrer de acordo com a cartilha, seja estendida para o resto do país. Calafrios.
O general interventor quer carta branca. Se excessos forem cometidos ninguém seria cobrado (ninguém verde oliva, bem entendido). Terror.
O brasil vive clima de guerra civil. Facções, milícias, polícias guerreiam entre si para a tomada de regiões onde possam exercer seus vários ramos comerciais. Até internet é dominada por esse pessoal.
O estado nada faz porque não interessa. Alguém acredita que o governo realmente quer a retomada do país? Só um otário crê no traficante de bermuda, chinelos sem camisa, noiado com uma AR-15 na mão. Ele é o que se chama de avião. Assistam as duas temporadas de "Narcos" e terão uma noção de quem comando o tráfico nestas terras. 
Pensem se não é estranho que grandes quantidades de drogas saídas do brasil estão sendo apreendidas em portos da Europa. Pensem se não é esquisito aquele fazendeiro amigo dos senadores que foi preso no porto lá no Espírito Santo (piada pronta) embarcando cacetadas de quilos de pasta de cocaína. No assalto em Viracopos. Tem uma guerra surda no ar. Alguém não quer negociar um novo contrato.
Bom. Melhor não pensar muito.

Em meio a esse turbilhão executaram uma vereadora, Marielle Franco do PSOL (claro!) que denunciava excessos da polícia contra membros da comunidade de Acari. 
O Rio está sob intervenção do exército. Que ficha (ilegalmente) trabalhadores, jovens e todo pobre que mora em favelas. 

Nada realmente mudou. Pobre brasil. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário