sábado, 29 de outubro de 2011

13

Então, fiéis admiradores das corridas de carrinho, acordamos às 6h30 para assistir o treino de classificação para o GP da Índia. Afinal de contas, dormir é coisa despicienda.
Mais uma vez, o show ficou por conta de Vettel, que conquistou, com aparente, facilidade sua 13ª pole position no ano, igualando, assim, o que conseguiu Ayrton Senna em 1988 e 1989.
Embora o número absoluto seja o mesmo - 13 -, as poles do Kid neste ano não têm exatamente a mesma significação que as de Senna. Em 1988 e 1989, Senna corria na McLaren ao lado, justamente, do segundo melhor piloto - ou do melhor piloto, conforme alguns - da F-1 da época: Alain Prost. Os dois competiram abertamente, Prost tinha exatamente o mesmo equipamento e, ainda assim, não fez frente ao brasileiro nos treinos de classificação.
Em 1992 e 1993, Mansell e Prost fizeram, respectivamente, 14 poles cada um. Mas, aí, o carro era um foguete e seus companheiros de equipe, embora talentosos, não eram Sennas.
Outro dado importante é que, quando o recorde foi estabelecido, corria-se 16 vezes por ano, e não 19 como hoje. O Kid tem 13 poles em 17 classificações e conta, ainda, com mais duas chances para igualar o recorde de Mansell e Prost.
Mesmo assim, o jovem alemão faz miséria quando se trata de andar mais rápido que os outros. É, sem dúvida alguma, o novo rei da pole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário