sábado, 8 de outubro de 2011

PAISAGEM

Sempre gostei de lugares altos. De cima é possível ver a cidade como um ser pulsante. As ruas são as artérias e os veículos a gordura do mal que as entopem. Cidadãos são vírus que trazem as doenças terminais não só da cidade, mas também do mundão véio.
O começo é meio tétrico, mas o que gostaria de escrever é justamente sobre o pulsar da cidade onde moro.
Viemos morar, em 2002, no sexto andar de um prédio aqui em Rib’s com uma vista da sacada da sala como a da foto. O ponto de vista é de quem olha para a esquerda.
Interessante notar que a foto é de 2009. Até então a paisagem não havia sofrido a drástica mudança que pretendo mostrar em alguns posts.
A avenida é a Maurílio Biaggi, continuação da gloriosa avenida Francisco Junqueira.
Aquela edificação no centro da foto é o campo do nosso time do coração aqui da abrasiva cidade. Lógico que o nome é apropriado: Botafogo.
Na verdade, faz uns dez anos que não entro no campo para assistir futebol.
Houve um tempo em que a gente ia ao campo senão pelo futebol, mas para praticar exorcismo da alma tanto que a gente xingava qualquer coisa que nos desagradasse.
A freqüência é familiar. O patriarca da casa, a madame e os pirralhos, todos proferem os mais variados palavrões. Tudo é tão engraçado que certa vez alguém xingou um repórter de campo ligado ao outro time da cidade, o Comercial, de gordo. Ele não ouviu, ou fingiu que não ouviu. Agora, o “fulano, seu gordo” a plenos pulmões fez todo mundo rir.




Na segunda foto um desses empreendimentos que brotam da noite para o dia. Neste caso, vai obstruir a visão do campo do nosso time do coração. A subida do prédio é de uma pressa alucinante. Podemos ver os operários como formigas a construir o formigueiro. Nem toda visão do campo vai ser obstruída, mas essa interferência na paisagem que nos é familiar traz um pouco de insegurança. Amanhã vão construir um prédio bem ao lado de minha sacada.
É verdade. Vai num outro post.

Um comentário:

  1. Alcides ja previa isso... tsc, tsc...
    (alias, o que aquele homem fantastico nao previu?)

    ResponderExcluir