domingo, 30 de outubro de 2011

F-1 Literária atrás do volante - II

Neste fim de semana, o evento automobilístico mais importante não aconteceu na Índia, mas aqui em São Paulo, no Jaguaré. Uma corrida de kart no famigerado Kart In, "a maior pista de kart indoor da América Latina". O Fórmula-1 Literária enviou um dileto e pesado representante para disputar o certame.
Desde o início, tudo parecia destinado ao fracasso, já que nosso bravo piloto mal havia dormido, tem passado por sérios problemas cardíacos (em sentido figurado) e experimentava, há alguns dias, um pequeno desconforto intestinal - é nojento, mas verdadeiro. Além disso, o sábado fora passado às voltas com questões judiciais intrincadas e sem sentido.
Garrafinhas e garrafinhas d'água para hidratar, lá foram eles - nosso representante e seu amigo, antigo e até hoje parceiro em todas as peripécias da vida. No caminho, como não poderia deixar de ser, foram ameaçados por um bando de moleques pilantras que queriam... água e Coca-Cola, mas que não sabiam pedir sem chamar para a porrada.
Passado o primeiro obstáculo, pegaram metrô, ônibus e chegaram ao local da disputa, onde os aguardavam pessoas com metade de seus pesos. O pânico se instalava.
O bólido sorteado para nosso representante carregava o número 21 - da última vez, havia sido o número 12.
Apesar da característica inercial extra carregada pelos nossos bravos heróis - um, por conta da altura, o outro por contar, digamos, com lastro considerável no abdômen -, o desempenho na classificação foi bom e partiram em 2º e 3º no grid - claro, com o representante do blog a frente, como não poderia deixar de ser.
A largada é sempre um momento desastroso, já que o arrasto aerodinâmico proveniente da barriga atrapalha consideravelmente. Duas posições foram perdidas mas recuperadas ainda na primeira volta. O lastro não impediu que nosso enviado partisse para cima do primeiro colocado e já se podia ler na sua mente: "essa tá pra mim".
Quando já era estudado o ponto da pista mais adequado para assumir a ponta, surgiu um retardatário no meio do caminho. O piloto blogueiro, após sair de uma curva muito mais rápido, tomou, hesitante, a linha de dentro da pista. O rapaz retardatário viu e começou a trazer o kart para o lado de fora para dar espaço. No entanto, ansioso para passar logo a frente e retomar a disputa pela ponta, nosso pateta atrás do volante foi para o lado de fora, manobra que não foi notada pelo retardatário, que continuou em sua trajetória e acabou prensando o kart 21 contra uma pilastra. A porrada foi de frente, mas sem maiores danos, exceto pela perda da chance de vencer a prova.
A partir daí, a corrida foi muito disputada, cheia de ação e ultrapassagens. Foram tantas as manobras que é impossível relembrá-las na ordem correta. Destaca-se, no entanto, uma ferrenha disputa com um simpático rapaz oriental, com quem nosso representante disputou várias frenagens e contornou várias curvas lado a lado, no melhor estilo Senna x Alesi, sem um toque antidesportivo sequer - raridade nestas competições amadoras, ainda mais em uma pista tão estreita.
No fim, tudo o que se conseguiu foi recuperar o segundo lugar e terminar a prova satisfeito. Na última volta, era possível avistar o primeiro colocado que estava pouco mais de três segundos a frente - muito pouco, se considerarmos a porrada na pilastra e todo tempo perdido nas ultrapassagens para voltar ao segundo posto.
Ah, nosso alto e dileto amigo também terminou bem: foi o primeirão entre aqueles que chegaram uma volta atrás dos líderes.

10 comentários:

  1. Pilastra?
    como diria sua avó "é novela, é filme, é zebra?"

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  2. Pilastra?
    Como diria sua avó "é filme, é novela, é zebra?"

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  3. O blog andou bebendo.
    deu soluço e publicou o comentário duas vezes.

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  4. Ahá!
    os comentários não são iguais.
    ganha uma latinha quem descobrir a diferença...

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  5. Faltou informar que o modelo do kart do piloto mais apto era um Brawn-Rubinho, ano 2010: que a embreagem pifa na largada.

    E que o bólido também não tinha direção hidráulica como os demais, havendo necessidade de uma parada para troca de kart inteiro, que dura aproximadamente 2 minutos. Descontada a diferença de tempos, moralmente a vitória foi do adversário, e avassaladora.

    Mas o importante mesmo foi uma ultrapassagem por fora na curva Hamilton-Alonso. Infelizmente não foi filmada, então pedimos a 2 atores para reconstituírem a cena:
    http://youtu.be/z6HixXpf9Ns

    É o quanto basta.

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  6. Senhor Anônimo, queira por favor identificar-se (nome, CPF, bairro de nascença e grupo escoteiro), a fim de que eu possa ser contra tudo o que você disse com firma reconhecida.

    Faltou aqui um post sobre pebolim.

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  7. Ai, ai, ai ... "machos alfa, beta..." colocando ordem? tem certeza? O chefe do blog não se encaixa na categoria. Entretanto, não chegou em primeiro por culpa de um retardatário ... como um bom macho achou uma explicação eheh!!

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  8. Eita, deixa a Vanessa tomar conta, oras. Ela está defendendo a honra automobilística deste humilde menino!

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  9. E não culpei o retardatário. Eu errei mesmo, já que o cara saiu para um lado e fui atrás, no melhor estilo Patrese/Alliot, mas, no meu caso, não foi o retardatário que se fodeu: http://www.youtube.com/watch?v=feH_RmH6d1U

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  10. Estou com o tatu e não abro! (Fiquei meio sem ter o que responder...)

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