segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Há trinta anos

Há exatos trinta anos, dia 17 de outubro de 1981, Nelson Piquet conquistava, pela lendária e extinta equipe Brabham, na época chefiada pelo lendário, mas ainda longe de extinção Bernie Ecclestone, o seu primeiro campeonato mundial de Fórmula-1.
Piquetzão não era brincadeira e provocou a "primeira aposentadoria" de Lauda da F-1. Em 1981, corria ao lado - ou melhor, na frente - de Hector Rebaque e sagrou-se campeão na última corrida do ano, em uma prova disputada no circuito de rua de Las Vegas.
O brasileiro tinha El Lole Carlos Reutemann como principal rival na disputa pelo título. O argentino estava um ponto a frente de Piquet quando o GP dos EUA começou, mas chegou em oitavo e não marcou nenhum ponto, enquanto Piquet, com um 5º lugar, somou dois e venceu o campeonato com apenas um ponto de vantagem.
O vencedor foi Alan Jones, australiano, que havia sido campeão em 1980, justamente, em cima de Piquet.
Na ocasião, a derrota de Reutemann significou que a argentina permaneceria com apenas um campeão em toda a história da Fórmula-1: o lendário Juan Manuel Fangio, até hoje o único campeão argentino. Por outro lado, o Brasil conheceu seu segundo campeão na categoria, após Emerson Fittipaldi. Outros 5 títulos brasileiros ainda estariam por vir, dois com o próprio Piquet e três com Ayrton Senna.
O vídeo abaixo traz um resumo do GP das Las Vegas. Dois detalhes interessantes: 1) reparem no acidente de Patrick Tambay, aproximadamente com 1 minuto de vídeo; 2) vejam Piquet sendo carregado para fora do carro após a disputa da corrida, após ter, digamos, se sujado um pouco nas voltas finais do grande prêmio.


Um comentário:

  1. Sobre o estado do Piquet: no fim de semana da corrida muitos pilotos passaram mal por causa do traçado sinuoso e os muros de concreto colocados ao lado da pista. A refrigeração da pista era péssima e os pilotos respiravam uma bela mistura de gases de escapamento e o ar sufocante do deserto, uma vez que Las Vegas fica num deserto (para quem não sabe).
    Agora, o Tambay pilotava uma Romi isetta que abre pela frente. Vejam que ele chuta a porta e vai mancando para casa.

    ResponderExcluir