sábado, 15 de agosto de 2009

RONCO

Como já relatei em outros posts algo que impressiona o assistente quando vai ao autódromo é o ronco do motor.
Sentimos o som no estômago. Pela TV ou coisa que o valha não é possível dimensionar toda a potência da manada de cavalos que são soltos quando o piloto pisa fundo.
No youtube existem alguns videozinhos on board que são legais porque, principalmente, não temos aquela narração buena tão irritante que nos aflige durante a transmissão global.
Este vídeo é particularmente interessante porque o Niki (Mickey) Lauda usa, no início, o motor como uma buzina tamanho é o congestionamento dentro dos boxes.Pessoas, carros, sapos, fiscais e seus trejeitos carnavalescos e tudo o mais. Só faltou o chamado flanelinha a pedir "cinco real" para ajudar o Lauda a sair da bagunça. Nada que lembre o ambiente hospitalar de hoje. Provavelmente pediram a ele que andasse mais devagar por causa da câmera (deve ser daquelas antigas e não as mini de hoje) porque ele está sempre rodeado de carros e não vai tão fundo assim no acelerador. Vale pelo ronco do motor Alfa e pelo carro que usava um ventilador para sugar o ar pressionando o carro contra o solo. Depois de arrasar no GP da Suécia em 1978 a Brabham BT-46 acabou banida. Segue o link para o vídeo e de lambuja uma foto da traseira do carro e seu discreto ventilador.



Um comentário:

  1. Essa filmagem onboard faz parte de um projeto (não sei se é da BBC) chamado "Lap of gods", em que se filmavam algumas voltas de um piloto com uma câmera enorme, instalada no santantônio do carro. Algumas delas são impressionantes, como a de Didier Pironi na chuva, no Canadá.

    Este carro-ventilador é uma genial criação do grande Gordon Murray. Uma pena ter sido proibido. Dê uma olhada na traseira do carro. Esse, sim, é um difusor para se causar uma boa briga!

    ResponderExcluir