segunda-feira, 29 de setembro de 2014

SABOTAGEM?!

A F1 é uma estranha categoria. Tão visível e, ao mesmo tempo, com suas zonas cinzas.
Decisões são tomadas de uma hora para outra e sem sentido a não ser deixar no ar que alguém deve ser prejudicado. Como exemplo, a recente decisão de se proibir determinadas mensagens via rádio. Virou uma bagunça tão grande que muitas equipes não cumpriram o determinado e não foram punidas.
No GP de Cingapura Kico Roseberg nem alinhou para a largada e teve problemas com o volante faz-tudo de seu carro.
Dona Mercedes finge que não tem preferências em relação a quem levanta o caneco de campeão da temporada deste ano mas, faz de tudo para desestabilizar Roseberg.
Em Monza cheirou mal a escapada dele e a ultrapassagem, em consequência, de Hamilton. O cheiro era de um acerto pelo pneu furado do carro do piloto inglês provocado por uma barbeiragem de Kico.
Enfim, agora a equipe alemã admite que uma substância estranha foi introduzida na coluna de direção e ferrou com os circuitos eletrônicos que mandam nos atuais carros.
Só faltou dizer que foi sabotagem. Dizem que estão investigando a porra da bagaça.
Para nós, que gostamos (nem tanto ultimamente) da F1 fica mais uma certeza. A própria equipe permite/ajuda essas sacanagens.
Muito significativa a alegria do Totó Lobo quando o piloto alemão se ferra. Nem faz aquela cara de paisagem obrigatória quando enquadrado por uma câmera.
Possivelmente esta história vai morrer como tantas ao longo da história da categoria.
Mas, fica sempre a dúvida da lisura de Dona Mercedes.

"esta história me deixou de cabelo em pé"

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PARA ONDE VAI MIMADON?

Não estou dando muita atenção nas notícias que colocam Don Mimadon em várias equipes, inclusive na Ferrari, para o ano que vem.
Mas, agora o pessoal exagerou.
Saiu por aí, e aqui também, que Mimadon iria para a Lotus. Coisa de Britadore, o Flávio.
É a piada do ano. Se bem que...
Dizem que tem um rico capaz de comprar o acervo morto-vivo da equipe e bancar o espanholito que teria que dar muitos chiliques para compensar o salário. Carro que é bom, não teria tão cedo.
Aguardemos os próximos capítulos.

"vai por mim rapá!" 

terça-feira, 23 de setembro de 2014

CUIDADO, TIA!

Chupado do Flávio Gomes que chupou de outro lugar e etc.
Mas, vejam o que dá uma tia que não tem a mínima idéia do que seja uma corrida qualquer.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Parece que não voltei

A ideia era voltar a escrever com regularidade por aqui, não era?
Bem...


sábado, 13 de setembro de 2014

ELÉTRICOS!

Nesta madrugada tivemos a badalada estréia da FE lá na China.
Carro elétrico não é novidade no mundo já faz um certo tempo. Mas, a nova categoria veio recheada de promessas de modernismo e quetais.
Muita gente graúda no grid, que por sinal atrasou, lembrando os velhos tempos de F1 quando a largada era atrasada até que se tirassem os inúmeros sapos da pista.
Como não poderia ficar de fora nessa data histórica acordei mais cedo para assistir ao vivo.
Confesso que o narrador conseguiu me irritar tanto quanto os globais.
Fala sem parar como se narrasse futebol pelo rádio.
Com isso o tal barulho "supersônico", como disse Luca Cheiodegraça, ficou em segundo plano.
Cara chato.
Bom, dos três brasileiros do grid Cheiodegraça ganhou a corrida. Eu disse ganhou.
Prostituzinho e nosso antigo e surpreendente Olhaífield bateram na última curva.
Lá embaixo a besteira do filho do Prostituto.
Piquetezinho foi má ou mê. Mais para mê. Chegou em nono numa corrida apagada.
E Senna esse, não aquele?
Continua o mesmo. Senão vejamos.


Na largada todo mundo tomando mó cuidado em não levar um choque (literal) e nosso Bruninho faz o favor de peitar a zebra quebrando a suspensão. É aquele carro que sai mancando da prova. Este não mudou nada.
Uma das horas mais tensas de qualquer corrida nos dias de hoje é a famigerada parada nos boxes. Neste caso, troca-se de carro (!) porque os ditos não tem bateria que aguente a prova inteira. Meu lular também não tem bateria para aguentar seis horas de rock and roll. Quando estou no trabalho o rock me acompanha. "Não deixe o rock sair de você!", diz o moço da rádio.


Aqui o pit stop de Sam Pássaro, que vinha em primeiro depois das paradas dos líderes. Com a defecada do filho do Prostituto acabou em terceiro.
Fico imaginando que, qualquer dia destes, um desses pilotos vai sair do carro, tropeçar e perder um tempão até conseguir se encaixar no outro. Isso porque, quando andei de kart (quero mais!) não conseguia sair do dito tamanha a canseira. O cara chacoalha por meia hora (mais ou menos) e tem que sair correndo para outro carro. Tadinho.
Agora a grande besteira do Nicolas. Vamos ao vídeo chupado do Entuba.



Notem que Prostituzinho entra na reta que desemboca na última curva todo lampeiro e pimpão.
Olhaífield, que ganhou a posição de Cheiodegraça nas paradas, parecia conformado em ser o segundo de uma corrida histórica (a primeira da categoria do futuro).
Nicolas olha de um lado e de outro acha que vai deixar papai cheio de orgulho e faz a curva como se estivesse no quintal de casa. Deu no que deu.
Notem que estas zebras mal feitas ajudam no espetáculo feérico, porém perigoso.
O carro de Kico decolou e bateu no alto do muro.
Eu achei que bastava marcar o funeral. Tanto que a TV só mostrou o que restou quando o piloto alemão surgiu do útero de seu carro elétrico. Não sei porque os fiscais nem tentaram desvirar o carro. Medo de choque?



Aqui, o que parecia ser um momento luta-livre do evento. Olhaífield saiu do carro e desembestou a correr atrás do Prostituzinho. Pensei que o final iria reunir duas categorias, Automobilismo e UFC. Mas, que nada. Ficaram só naquele papo aranha.
A classificação final está aí.
De certa maneira fez-se justiça com Luca Cheiodegraça porque ele é um dos embaixadores da nova categoria e colaborou muito com o desenvolvimento dos carros.


1LUCAS DI GRASSIBRAAUDI ABT52:23.41325 voltas
2FRANCK MONTAGNYFRAANDRETTI+2.867
3SAM BIRDINGVIRGIN+6.559
4CHARLES PICFRAANDRETTI+19.301
5KARUN CHANDHOKINDMAHINDRA+23.952
6JÉRÔME D'AMBROSIOFRADRAGON+31.664
7ORIOL SERVIÀESPDRAGON+41.968
8STÉPHANE SARRAZINFRAVENTURI+43.896
9NELSON PIQUETCHNCHINA+43.975
10DANIEL ABTEUAAUDI ABT+1:02.507
11JAIME ALGUERSUARIESPVIRGIN+1:03.613
12NICOLAS PROSTFRAE.DAMS+1 volta
13NICK HEIDFELDALEVENTURI+1 volta
14KATHERINE LEGGEINGAMLIN AGURI+1 volta
15MICHELA CERRUTIITATRULLI+1 volta
16HO-PIN TUNGCHNCHINA+2 voltas
17TAKUMA SATOJAPAMLIN AGURI+4 voltas
18SÉBASTIEN BUEMISUIE.DAMS+11 voltasNC
19JARNO TRULLIITATRULLI+23 voltasNC
20BRUNO SENNABRAMAHINDRA+25 voltasNC

terça-feira, 9 de setembro de 2014

PARA A POSTERIDADE

Uma leve ressuscitada no blog para algumas considerações para a posteridade.
Roseberg "errou" de propósito em Monza, domingo passado. Houve aquele ensaio ridículo quando liderava com folga e, finalmente, o erro que deu a liderança ao "companheiro".
O sorriso do Gogó Lobo após o episódio disse tudo. Pelo que houve em Spa dona Mercedes deve ter exigido o troco de Kico. Quem manda na equipe é o piloto inglês e tamos conversados.
A explicação de Roseberg que passou reto para não detonar os pneus não convenceu ninguém.
Mostraremos assim que possível uma detonada homérica (de "seu" Homero) de Hamiltão no mesmo ponto. Nem aí para a borracha.
Outro assunto.
A repórter da dona Globo veio com uma informação segundo a qual o carro de Vodkanem andava com quinze kg a mais que o de prima dona. Entre outras sacanagens. O finlandês pediu que explicassem para a imprensa o descoberto e não foi atendido.
Uma puta informação dessas e nenhum dos babacas de plantão na transmissão ousou (medão do banco com logotipo em forma de bosta?) tocar no assunto. Imagino a bronca que a repórter levou após a transmissão por passar a notícia que todos desconfiavam mas, ninguém "quer saber", vamos assim dizer.
Para encerrar o assunto global: é um saco aguentar o locutor (tanto o titular quanto o ridículo de domingo) babarem cada vez que massa faz uma curva sem bater em nada. No primeiro "erro" de Roseberg o cara desandou a gritar que rubim massa iria assumir a ponta e a gente vendo que não tinha como. Estava muito longe. Por isso, tiro o som na maior parte da transmissão.
Para encerrar. Anotem aí.
Don Mimadon condicionou seu fico na mamã Ferrari a saída de Montedemerda.
Por esse motivo estão fritando o Luquinha em óleo de fígado de bacalhau.
A contratação de Vodkanem foi a gota d'água para Mimadon.
Agora, a imagem dele é com a mão na cabeça dizendo "ou ele ou eu". Ele Montemerda, claro.
Quem viver verá. Ou não.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

SERÁ REAL??

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

MOMENTO FOFURA

RUMOS E RUMORES

Nestes dias em que a F1 dá um tempo, vamos assim dizer, começam os rumores sobre o futuro dos pilotos e equipes. O primeiro a ter seu futuro especulado é Don Mimadon. Mesmo porque il cappo Montedemerda já adiantou que entenderá sua saída da equipe de mamã Ferrari caso não consiga grandes coisas nesta temporada.
Senão vejamos.
Todos sabem que Dona Mercedes vai estar nas bicas no ano que entra. Mesmo que outras equipes consigam montar carros melhores, ela estará disputando o título de 2015 fácil, fácil. Tem dois pilotos que, por enquanto, conseguem disputar corridas sem sair no tapa. Se levarem Mimadon para lá vai haver muito ranger de dentes por parte do piloto que "sobrará" como seu companheiro de equipe. Mimadon leva um caminhão de alfacinhas e quer toda a atenção para si. Dona McLaren que o diga. Quando andou por lá arrumou confusão a ponto de entregar a equipe aos leões. Agora, dizem que os ingleses vão chutar Butão e tentam o concurso do espanhol. Será?
Dizem também que seu destino poderia ser a Williams que saiu das sombras. Mas, a equipe tem contrato publicitário com pesos pesados brasileiros. Essa grana segura rubim massa e vai abrir a porteira para outro Felipe, o Nasr (que nome é esse?). Dificilmente  vão querer um pentelho como Mimadon. Mesmo porque eles tem um futuro campeão nas fileiras. Nosso gordim genérico Valéria Botinas.
Os Toro Vremeio não tem tradição de pilotos estrelas. Eles tem Vetor (cada vez mais desanimado) e Ricardão (vulgo Sorrisão) outro que ainda vai ser campeão.
Outras equipes não tem carro para oferecer.
Eu acredito que Mimadon vá ficar na Ferrari até se aposentar. Estão reformulando a equipe e o carro não é tão ruim assim. Quase levaram o GP da Hungria.
Pelo trote do cavalinho rampante Don Mimadon vai conseguir a cabeça de Montedemerda que fala muito, quer mudar muito, é muito chato e não resolve nada. Vai acabar sobrando para ele.
"vai, lindão. Tua batata tá assando."

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

MEMÓRIAS

Tenho lembranças do tempo em que, tenra criança, morava em Rib’s antes da família ir para Curitiba. Tinha, portanto, uns quatro anos de idade. Lembro principalmente do calor que queimava meus pés ao andar descalço no asfalto da rua onde morava.
Mas, a memória pode nos pregar peças e embaçar o quadro na parede. Ou mesmo enganar a ponto de não reconhecermos fatos ou pessoas que ficaram pregadas na tal parede da memória durante muito tempo sem uma, digamos, atualização. 
Recentemente me rendi à modernidade e entrei numa rede social muito famosa. Com isso renovei contatos com pessoas que não via desde os anos 70 (do séc passado). 
Pois bem. Em alguns casos não reconheço aquela pessoa dos idos tempos. 
Minha memória marcou a amiga(o) por alguma peculiaridade. Óculos, cabelos (com suas variações), formato do rosto e etc. 
Alguns não usam mais óculos e eu tenho dificuldade em enquadrar e reconhecer a pessoa que ficou na lembrança como alguém que usava este apêndice. Outro com cabelos compridos e enrolados agora os tem curtos. Outros eram mais magros. Recentemente li o comentário de um deles que dizia não me reconhecer porque eu usava cabelos compridos (cortados no banheiro, quando cortados!), barba (meu apelido era barba, por sinal) e óculos (verde musgo. Musgo literal). Hoje nem óculos uso. O susto desse antigo colega foi maior. Assim, o tempo modificou cada um desses antigos companheiros e me deixa aturdido e desconfiado sobre as lembranças das outras pessoas que estão na parede, cada vez mais gasta, da memória (parodiando Belchior). Como estarão as outras que não encontrei recentemente? 
Já fui traído ao assistir antigas corridas de F1 e verificar que os fatos foram um pouco diferentes daqueles das minhas lembranças. Já comentei sobre isto neste blog e com o chefe. Minha particular conclusão é a de que a memória é movediça oscilando de acordo com a preferência de nosso inconsciente.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Veja você como são as coisas

Na quinta-feira da semana passada, a primeira vitória de Rubim Barrichello na F-1 completou 14 anos. A corrida foi inesquecível, com todo tipo de maluquice, como o doidão que estava puto com a Mercedes e invadiu a pista para protestar, além dos carros, como o de Rubim, que completaram a corrida de pneus slicks mesmo com a chuva que caía forte em parte da pista. Lembremos a última volta:



Pois, na semana passada, em razão da Corrida do Milho Grande da Stock Car, lembrei do Rubim. Não lembrei porque achei que ele pudesse vencer a corrida, mas principalmente porque os meios oficiais não estavam falando tanto nele. Vi entrevista com o Cacá, mas não vi nada do Rubim. Mas, quem sabe, só estivesse desatento. 
Então, veio a pole no sábado e achei que seria interessante se ele vencesse justo na semana do aniversário da primeira na Fórmula-1. Ele foi lá e ganhou uma corrida muito empolgante. Claro que não houve o drama de 14 anos atrás, mas vê-lo comemorar como um menino, acariciando o rosto do filho, me fez lembrar por que eu torcia para ele. 

De volta?

Depois de algum tempo fazendo apenas posts semestrais, pretendo voltar a ser mais assíduo neste blog, que, segundo meu pai, encontra-se em estado de abandono. Pode ser verdade. 
Há alguns anos, uma grande amiga notou que eu escrevia para descansar. Estou precisando de descanso. 

segunda-feira, 21 de julho de 2014

HISTÓRIA

Silverstone em 06 de julho de 2014.
"centos" séculos de F1 vos contemplam.


sexta-feira, 18 de julho de 2014

AJEITANDO O ESPELHO


domingo, 22 de junho de 2014

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Sou adepto da teoria da conspiração. Qualquer uma. Desde a morte dos Kennedy (John e Bob) até a falta de luz quando explode o primeiro trovão aqui nas imediações da mansão.
Aliado à linguagem corpórea tenho uma teoria sobre os "azares" de rubim massa.
Dona Clara anda pegando Valério Botinas (nosso magro gordim).
Sim. Noto que as câmeras procuram dona Clara toda vez que o finlandês faz alguma coisa digna de nota. E, invariavelmente, ela tem aquela cara de "meu garoto" (a diferença de idade é algo a ser anotado).
Portanto, quando rubim massa faz bico e dá uma pimba no gordim magro dona Clara aperta o botão vremeio.
Hoje não foi diferente. A equipe usou de uma estratégia furada para o carro de rubim massa e o dito acabou em quarto. Em condições normais de temperatura e pressão chegaria em terceiro. Os carros de dona Mercedes não tiveram grandes dificuldades em mostrar o velho serviço.
Na primeira parada rubim massa voltou encaixotado por Chapolin Perez de amargas lembranças. Cheio de dedos preferiu esperar o mexicano maluco parar e, com isso, lá se foi a corrida para o brejo.
Aqui entra a teoria da conspiração.
As equipes tem condições de saber onde o piloto volta quanto realiza o pit-stop. Ou seja, se volta no meio do bolo ou com pista limpa. Então, escolhem o momento apropriado para tanto. Foi o que aconteceu com Valério Botinas que voltou, depois do primeiro pit, atrás de Roseberg mas, na frente de Hamiltão e o pobre rubim massa. Além de tudo o pit do brasileiro foi mais lento que o de seu companheiro.
Dona Clara ficou feliz e botinas riu por último. A saída para o piloto brasileiro seria sacudir o saco (êpa!) de dinheiro (ah, bom) que leva para a equipe como Mimadon faz na Ferrari. Ou arrumar um galã de fotonovelas (ainda existem?) para alegrar a chefona da equipe.
E, assim segue a caravana.

"E, esse não é meu melhor ângulo..."

sábado, 21 de junho de 2014

BELA FOTO

Quem gosta de fotografia sabe o quanto é difícil obter uma imagem dessas.
Provavelmente James moy, o autor, tenha escutado o barulho do carro de botinas e disparado a máquina com aquele dispositivo que grava várias imagens em sequência.
Não importa. Ficou muito bonita.
Pena que é nosso novo desafeto botinas ( magro com jeitão de gordim), o "cumpanheiro" de rubim massa.


no mato havia um carro

QUE COUVE?

Toda semana lemos que as equipes levam um novo pacote aerodinâmico para algum lugar do planeta onde tem corrida de F1.
Os pilotos dão declarações otimistas dizendo que o túnel de vento ventou a favor, que as asas são mais eficientes, a comida melhorou muito depois que Dona Gertrudes foi contratada, os pneus duram mais, o genérico de motor parece um motor de fato e por aí vai.
Quase nada muda, no entanto.
Neste ano dona Mercedes ignorava todas as falas otimistas dos adversários e brincavam de fazer um-dois o tempo todo.
Mas, desde o Canadá (tá certo uma corrida apenas) a maré não está tão favorável. Lá os dois carros tiveram problemas no punzão atômico e, com isso, os freios traseiros falharam. Hamiltão não fez a lição de casa e foi obrigado a abandonar. Kico Roseberg leu o manual com uma mão enquanto pilotava com a outra e acabou no mó lucro, chegando em segundo.
O triste e perigoso é a dependência do freio traseiro em relação ao punzão atômico. Onde está a tão propalada segurança e a busca de?
Enfim, hoje algo aconteceu no carro de Hamiltão que na volta que seria a volta da volta travou estranhamente as rodas traseiras e rodou. Roseberg também teve problemas e ficou com o terceiro tempo.
Será que dona mercedes deitou em berço esplêndido e vai declinar antes do previsto?
Este fato vai animar o restante da temporada?
Outras equipes vão fazer frente?
Os toro vremeio correndo em casa ficaram envergonhados e por isso não foram bem?
As dores da alma refletem na saúde física?
Perguntas, perguntas, perguntas.


dois juntos. Porém, atrás

FINALMENTE

Depois de muitas promessas não cumpridas rubim massa fez e aconteceu.
Foi pole na volta do GP da Áustria tirando o chopp da mão de Válerio Botinas no apagar das luzes, como dizem os poetas.
Esta conquista lembra muito os dizeres de uma certa pessoa que, tempos atrás, dizia que "hoje vai chover". Nunca chovia. Nunca é para dar mais ênfase, uma vez que todo dia essa pessoa proferia a profetização (ui!).
Lógico que um dia chovia. Ela triunfante dizia "eu não disse?"
Mais ou menos o que assistimos hoje. Depois de muita "agora vai", foi.
Espero que amanhã também seja um grande dia para rubim massa. A maré tem que virar. E, fazer a pole tirando um companheiro chato do primeiro lugar é bem legal.

"finalmente estou bem na foto"

domingo, 15 de junho de 2014

É DURO NÃO SABER PERDER

Loucas Montedemerda poderoso chefão de mamã Ferrari voltou a criticar duramente a F1 dos dias atuais.
Eu concordo com ele, entretanto.
Don Mimadon também porque deu uma entrevista muito legal dizendo que gosta de pisar fundo sem se preocupar com economia mundial, de gasolina, com a poluição, com o preço do macarrão e etc.
Engraçado que os governos pelo mundo afora não pensam da mesma maneira que os chefões da F1.
Ações em prol do meio ambiente, na prática, não existem.
Penso que a F1 é um esporte (?) de velocidade e não deveria ser pautado em economias de combustível ao longo das corridas. Muito menos em manter os pneus em bom estado.
O tetracampeão Vetor também já deu declarações sobre o tema e levou uma bifa na orelha pelo que o poderoso chefão dos toro vremeio deu a entender. Helmuque Emarko disse que o alemão tem mais é que se virar. Tá certo. Mimimis fazem parte da personalidade de Mimadon, e não do alemom (só para rimar).
Mas, o xilique de Montedemerda soa falso como o penalti sobre o Fred.
Mamã Ferrari anda apanhando para carai. Todo fim de semana traz novidades aerodinâmicas, motordinâmicas, na cozinha, no caminhão da equipe, no uniforme dos meninos e na hora do vamu vê andam atrás do pessoal que conta.
Situação não muito agradável levando em conta que a F1 sempre ouve as lamúrias vremeias e muda o regulamento para ferrar quem anda na frente. Por exemplo, a pontuação em dobro na última corrida do ano. Era para ajudar Mimadon contra Vetor. Só que essa mudança bostal fez com que a imbecilidade afetasse somente os pilotos da dona Mercedes.
Enfim, não poderia deixar de registrar a nova/velha ameaça de mamã Ferrari: abandonar a F1 em favor das corridas de resistência.
Ninguém acredita que tal coisa vá acontecer. Mamã Ferrari é uma das equipes mais tradicionais com gente fantasiada de cavalo vremeio no mundo inteiro. Mimadon solta um pum e a arquibancada vem abaixo.
Vão largar toda essa visibilidade?
Conta outra.
Sabemos que esse batom nunca vai ser jogado.

"tá vendo esta mão? Ela junta com a outra e top-top-top"