domingo, 18 de julho de 2010

Not bad for a number 2 driver!

Com muito atraso, só para lembrar que Webber fez uma corrida muito boa, excelente, ainda que ele fosse um number 1 driver.
No ano passado, o primeiro piloto Kid Vettel foi absoluto em Silverstone. Arrisco-me a dizer que Webber, neste ano, foi ainda mais brilhante, dadas as circunstâncias internas de sua equipe - a história da asa dianteira já foi repetida 487 vezes, não preciso contar de novo; basta ler o sempre oportuno Joe Saward.
E agora, depois disso tudo, estão dizendo que Webber iniciou uma guerra psicológica para desestabilizar Vettel. É a mais pura bobagem.
Depois do GP da Turquia, quando o menino prodígio alemão fez sinais insinuando que Webber estaria louco, o australiano reagiu da maneira mais elegante, sem carnaval nenhum, embora soubesse que a única loucura havia sido feita pelo seu companheiro de equipe. Aí vem a equipe e dá a entender que a culpa de Webber. Por que a culpa seria dele na visão da equipe? Porque eles esperavam que as coisas fossem facilitadas para a ultrapassagem de Vettel, o que não aconteceu.
Então chega o GP da Inglaterra, a Red Bull tem um novo componente aerodinâmico - a famosa asa dianteira - e dá um para cada de seus pilotos. A de Vettel quebra; eles tiram a de Webber e dão para Vettel. Ridículo. A pior decisão administrativa que se poderia tomar.
Então, o australiano fica puto, sai falando que está sendo tratado como segundo piloto da equipe e aquela coisa toda - tudo verdade, diga-se - e ele é que está movendo uma guerra psicológica contra Vettel?
Na verdade, Webber não precisa fazer nada para desestabilizar Vettel. O alemãozinho já está meio estranho pelo menos desde o GP da Turquia. Está desequilibrado por andar atrás de Webber. Não é preciso nenhuma declaração de ninguém para gerar pressão. Andar atrás é pressão suficiente, e Vettel está sentindo o peso em seus ombros como nunca.
O alemão é um canditado a gênio no futuro, mas está demonstrando falta de habilidade para driblar as intempéries que cercam a briga pelo título de F-1. Está faltando a ele poder de reação, mesmo com a equipe o apoiando.
Isto aqui foi escrito sobre Vettel, no último ano. O brilhantismo de sua pilotagem foi repetido este ano, mas por Mark Webber. E, como há um ano servimo-nos de um verso de George Harrison para ilustrar o que foi o GP da Inglaterra, este ano vamos usar a música inteira. Afinal, nada combina mais com GP da Inglaterra do que George Harrison!




Enquanto isso, lá de Woking, Lewis Hamilton, alheio a qualquer confusão e de bem com a vida, vai liderando o campeonato, com 145 pontos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário