quarta-feira, 7 de julho de 2010

Novidades no velho Silverstone

A próxima corrida da temporada de F-1 ocorrerá no velho, mas sempre renovado, circuito de Silverstone.
Como sabido, o traçado foi construído em uma antiga base aerea da Royal Air Force utilizada durante a Segunda Guerra Mundial.
Como sabido parte 2, a pista abrigou a primeira corrida do mundial de F-1, em 1950.
De lá para cá, diversas modificações foram feitas no traçado para adequá-lo às necessidades da F-1 moderna.
Mesmo com toda tradição, a pista vem sofrendo, nos últimos anos, diversas tentativas de eliminação do calendário do mundial. Tanto que, para 2010, estava programado que Donington Park sediaria o GP da Inglaterra.
O fato é que a categoria não pode abrir mão de Silverstone, que é um de seus berços. Assim como Mônaco, Monza, Spa-Francorchamps, Silverstone é uma das pistas que faz parte do DNA da F-1. E, deve-se dizer, tem feito grandes esforços com muita competência para se renovar e se manter no calendário, apesar das pretensões do Senhor Ecclestone de trocá-la por um beco qualquer, mas que pague bem, no Oriente.
Há um ambicioso projeto para um novo padock, como conta o Luiz Fernando Ramos, em seu blog.
Para este ano, modificações foram inseridas no traçado. Ficou mais longo e talvez tenha ficado mais rápido, mas suprimiu-se um ponto de ultrapassagem na chincane antes da curva da ponte. Vamos ver no que vai dar.
O mais interessante é que, apesar do novo traçado, o antigo não foi extinto. Aliás, todos os traçados mais antigos estão lá. É possível trabalhar com variações conforme a categoria que vai correr. É exemplo que poderia - e se tem tentado - seguir em Interlagos.
Enquanto não chega o fim de semana, recordemos um dos mais empolgantes duelos que se passaram em Silverstone. Três grandes nomes do automobilismo se pegando para valer.



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