sábado, 24 de julho de 2010

E por falar nisso...

E já que falamos da corrida de 10 anos atrás, não dá para fingir que nada mudou em Hockenheimring. A pista onde ocorreu a primeira vitória de Barrichello tinha mais de 6km de extensão no meio da Floresta Negra. Pouquíssima pressão aerodinâmica, o carro leve, leve nas freadas, muitas ultrapassagens e, na chuva, era um salve-se quem puder.
O mapa abaixo dá uma ideia de como era a coisa. É impressionante ver as retas do circuito no meio da Floresta.

View Larger Map

A pista foi mutilada para atender aos (chatos) padrões da F-1 moderna. Não acho que o traçado atual seja de todo ruim. Logo em sua primeira corrida, proporcionou um duelo impressionante entre Juan Pablo Montoya e Kimi Raikkönen:



De todo modo, a pista em que ocorrerá o GP da Alemanha de amanhã não deixa de ser um "puxadinho" burocrático do majestoso traçado de outrora.
Com modificações aqui e ali, novas chincanes para quebrar a velocidade dos carros, itens de segurança que foram sendo insertos, a pista de Hockenheim foi praticamente a mesma por 40 anos até a reforma de 2001.
Talvez um dos momentos mais trágicos do circuito tenha ocorrido quando esse ainda não recebia a F-1: em 1968, em uma corrida de F-2, ocorreu naquela pista a morte de Jim Clark, após o bólido pilotado pelo escocês se chocar contra uma árvore.
Apenas a partir de 1977 o circuito passou a receber a F-1 regularmente, com exceção de 1985. A despeito disso, a primeira prova da categoria em Hockenheim foi em 1970, com a vitória de Jochen Rindt, que sagrar-se-ia campeão póstumo naquela temporada.
A pista alemã sempre foi palco de bons espetáculos. Vamos esperar que o "puxadinho" proporcione mais um amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário