quinta-feira, 1 de julho de 2010

Dia do apito

De forma impressionante, os principais eventos esportivos do último domingo foram decididos com ajuda das autoridades competentes.
Estamos acostumados a ver os erros de arbitragem definirem campeões e perdedores no futebol. Na Formula-1, os exemplos também se multiplicam, claro que não na medida do futebol. Mas no domingo a coisa foi mesmo impressionante. O gol não gol da Inglaterra, o impedimento absurdo de Tevez... e não parou por aí.
O GP da Europa teve um total de 9 carros punidos. Nove carros! Procurei no maravilhoso GPGuide e não há estatísticas sobre corridas com maior número de punições. Mas, se houvesse, a do último fim de semana estaria entre as primeiras da lista.
Oito competidores foram punidos após a corrida, tendo acrescido 5 segundos aos seus respectivos tempos de corrida. No fim das contas, as punições foram apenas para europeu ver, pois as alterações no resultado final foram poucas, pelo menos nas posições mais a frente.
Durante o certame, Lewis Hamilton foi punido por ter ultrapassado o safety car. Pode-se argumentar o que quer que seja: ele não viu a linha do safety car, não fez de má fé, seja lá o que for; o fato é que uma regra foi descumprida e o piloto e sua equipe devem pagar por isso, assim como aconteceu com Schumacher, este ano mesmo, em Mônaco, quando ultrapassou Fernando Alonso sob regime de bandeira amarela, com a regra especial da última volta.
No caso de Hamilton, a punição não foi tão efetiva, já que a única coisa o que ele perdeu foi a chance de brigar com Vettel pela vitória, já que estava em segundo quando foi chamado para cumprir o drive thru e voltou para pista ainda na mesma posição.
Pelo menos na Formula-1, as decisões dos "árbitros" parecem ter sido acertadas, ao contrário do que houve no futebol naquele dia.
Mas, falando da corrida em si, que é o que interessa, além de Vettel, que fez uma corrida muito correta, sem cometer erros lá na frente, a prova teve outros três destaques.
O primeiro deles, Kamui Kobayashi, que, após estrear como gente grande no Brasil no fim do ano passado, andou meio apagado ao longo de 2010. Em Valência, andou na frente, aproveitando-se do safety car e do fato de ter largado com pneus duros. Aguentou firme na frente de Button que, na verdade, sequer o ameaçou. Ultrapassou Fernando Alonso e Sébastien Buemi, esse na última curva da última volta, chegando, assim na 7ª colocação.
O segundo destaque é de Rubens Barrichello e a evolução da Williams. O time que vinha lutando para chegar nos pontos fez um ótimo final de semana em Valência, colocando os dois carros no Q3 no sábado, e chegando ao quarto lugar com Barrichello, no domingo. O piloto brasileiro soma, agora, 19 pontos no mundial, 15 menos que Michael Schumacher, por enquanto...
O último destaque, infelizmente, é o acidente de Mark Webber com Heikki Kovalainen. A pancada de Webber foi impressionante. O carro aterrissou de cabeça para baixo e sem a segurança dos bólidos atuais, talvez o australiano tivesse se dado muito mal.
É bem conhecido o caso de Philippe Streiff, que capotou seu carro devido a uma falha na suspensão em Jacarepagua, nos testes para a temporada de 1989, ficando tetraplégico. O santo antônio de seu carro era preso por parafusos ao chassis e não resistiu ao impacto, provocando sérias lesões no francês. Além disso, naquele tempo não se o usava o HANS.
Felizmente, a época é outra, e Mark Webber pôde sair do seu carro apenas "enjoado" e pronto para outra.


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