domingo, 30 de março de 2014

CAINDO NO RIDÍCULO

Vamos ao rescaldo do GP de F1 lá onde o Judas perdeu a Malásia.
A corrida, em termos de ultrapassagens e quetais, foi sonolenta. Sem emoções a não ser as especulações sobre quem iria quebrar ou por qual motivo os chefões iriam desclassificar os Toro Vremeio.
Até agora, quase nove da noite, ninguém foi desclassificado.
Porém, a F1 começa a ter atitudes ridículas em relação ao evento automobilístico propriamente dito.
Hoje tivemos, a meu ver, punições exageradas. Uma transcende  o GP malaio e deságua no próximo GP.
A equipe Red Bull fez defecada na parada de Ricardão. Ele saiu com uma roda dianteira solta (vejam no post lambões), parou imediatamente, foi puxado de volta e nada mais aconteceu. Quero dizer. Aconteceu. Alguém "sentou" em cima da asa dianteira do pobre Ricardão. Ela quebrou na pista, furou um pneu dianteiro e no final resolveram que era melhor ele abandonar antes que um meteoro caísse em sua cabeça.
Ele, não a equipe, foi punido com 10s nos boxes e ainda por cima vai perder dez posições no grid seguinte. Um baita exagero não há dúvidas. O piloto não tem culpa se um ceguinho o liberou sem ver o companheiro avisando do problema na troca da roda. Além de ver a corrida ir para o saco (estava em quarto) vai ter um belo incentivo na seguinte que também estará comprometida.
Kevin Magnificuzem também foi punido por um incidente de prova. Tocou o pneu traseiro de Vodkanem (também nos lambões), quebrou parte de sua asa, comprometeu sua corrida, ferrou a corrida de Kiwi que teve um pneu furado, levou cinco segundos paradão nos boxes e ainda dois pontos na carteira.
Já o Julio Branco mereceu a punição de cinco segundos e a perda de pontos. Deu um branco, ou sei lá, e o cara atropelou Pastor sem Ovelhas e sua capenga Lotus, essa, não aquela.
Esse excesso de punições (algumas sem sentido, como a de Ricardão) mostra uma tendência da atual F1 a engessar as corridas. Quem arrisca, ou comete um erro por excesso de entusiasmo, acaba com uma punição tão exacerbada que podemos prever corridas onde os caras largam e saem em alegres procissões até a bandeirada final.
Sei lá.
De resto, Hamiltão levou fácil, Roseberg foi assado em forno brando, Vettel está renascendo, Don Mimadon vai comendo pelas beiradas, incrível Hulk vai fazendo incríveis corridas, butão teve a sorte com o azar de Magnificuzem, Massinha de modelar vai merecer um post à parte, Bottas vai botar as barbas de molho, Magnificuzem é bão má não pode se tornar um maluco de primeira volta e Daniil (que nome é esse?) Kuajato é uma grata surpresa.



1. Lewis Hamilton        Mercedes                1min40s25
2. Nico Rosberg          Mercedes               +17.313s
3. Sebastian Vettel      Red Bull-Renault       +24.534s
4. Fernando Alonso       Ferrari                +35.992s
5. Nico Hulkenberg       Force India-Mercedes   +47.199s
6. Jenson Button         McLaren-Mercedes       +1m23.691s
7. Felipe Massa          Williams-Mercedes      +1m25.076s
8. Valtteri Bottas       Williams-Mercedes      +1m25.537s
9. Kevin Magnussen       McLaren-Mercedes       +1 volta
10. Daniil Kvyat          Toro Rosso-Renault     +1 volta
11. Romain Grosjean       Lotus-Renault          +1 volta
12. Kimi Raikkonen        Ferrari                +1 volta
13. Kamui Kobayashi       Caterham-Renault       +1 volta
14. Marcus Ericsson       Caterham-Renault       +2 voltas
15. Max Chilton           Marussia-Ferrari       +2 v
oltas

Nenhum comentário:

Postar um comentário