sábado, 15 de outubro de 2016

O QUE FOI SEM NUNCA TER SIDO

O carro das fotos é um Cosworth 4WD. Apesar do chassi diferente é o mesmo carro.
E, sim, é um F-1.
Que nunca correu.
Porém, nasceu de um projeto ambicioso patrocinado por nada mais nada menos que um dos sócios da Cosworth, que dispensa comentários.
Keith Duckworth tinha planos de tornar a fábrica preparadora de motores uma grande campeã da F-1 construindo carros de primeira grandeza.
No início da história dos motores Cosworth os carros que eram equipados com eles apresentavam dificuldades no momento de tracionar quando exigidos ao máximo em termos de recuperação de velocidade.
A ideia de Keith era construir um carro com tração nas quatro rodas de maneira a compensar a brutalidade do motor (brutalidade é bonito). Notem que os pneus dianteiros e traseiros tem a mesma bitola. Os planos começaram a serem colocados em prática no fim de 1967.
Havia muito de modernidade como chassi em lâmina de alumínio (para tornar o carro o mais leve possível). Duckworth queria chamar Jim Clark para conduzir o bólido.
Duas coisas atrapalharam os planos. Jim morreu em 1968, e o genial Colin Chapman resolveu os problemas de tração que o motor apresentava.
Além disso o carro era instável demais, com tendência a sair "de frente". 
Jackie Stwart chegou a testá-lo e não gostou nada do patinho feio.
Resultado: foi inscrito para correr no GP da Inglaterra em 1969 mas, não deu as caras.
Projeto abandonado, o único exemplar apareceu, restaurado, no festival de Goodwood, Inglaterra.









Nenhum comentário:

Postar um comentário