segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O tricampeão dos tricampeões

Sebastian Vettel sagrou-se, neste domingo, o tricampeão mais jovem da história da F-1. Mais que isso, ele é apenas o terceiro piloto a conseguir três títulos consecutivos, depois do lendário Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher. No entanto, é o primeiro a conquistar os três primeiros títulos em sequência.
A temporada foi emocionante, mas com uma boa dose de politicagem, o que não contribui, de forma alguma, para o espetáculo. Sem querer ser muito chato, como venho sendo ultimamente, a corrida de ontem foi uma pequena amostra de como as coisas funcionaram em 2012: Prima Dona "solicitou" pelo rádio um safety-car e foi atendido; a decisão de punir Hülkenberg foi tomada em tempo recorde e, claro, foi para beneficiar Alfonso, que herdaria o terceiro lugar para que Felipe Massa recebesse a ordem de abrir-lhe passagem (diga-se de passagem que não havia razões para a punição, já que, apesar de Nico ter arriscado, foi uma batida de corrida).
Mas Vettel foi espetacular em alguns momentos da temporada, soube aproveitar as oportunidades que teve e, ontem, sua recuperação após a batida da primeira volta foi fantástica. O alemão subiu de último para quinto em 5, 6 voltas. A Red Bull cometeu um erro estratégico - que pode ter sido decorrência do problema com rádio - de não colocar o pneu de chuva para o Vettel em sua segunda parada. Poucas voltas depois, ele teve de voltar para vestir os calçados corretos.
O ritmo de corrida do alemão na pista seca não era bom por causa dos danos causados no carro na batida da primeira volta. No entanto, no molhado, Vettel tinha os melhores tempos, desmentindo de forma vergonhosa o pessoal da emissora oficial, que insistiu o fim de semana todo que o piso molhado era melhor para el Alfonso. 
Sebastian consegue, aos 25 anos de idade, com apenas 101 GPs disputados, um feito incrível: entrar para a galeria dos tricampeões, ao lado dos fabulosos Ayrton Senna, Jackie Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda e Nelson Piquet. Com poucos anos de vida, já ao lado de algumas das maiores lendas do esporte, dá para arriscar dizer que nasce um multicampeão sem precedentes. Vettel pode correr, tranquilamente, por mais dez anos. Quantas glórias ainda o esperam? 
Em tempo, esclarecemos que este post deveria ter ido ao ar ontem, mas quisemos comemorar com um rango típico em homenagem ao campeão. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário