quinta-feira, 22 de novembro de 2012

No limite da esportividade

A Ferrari, mais uma vez, deu o ar da graça no GP dos EUA, realizando uma artimanha de esportividade, no mínimo, duvidosa. Na verdade, a decisão da equipe de romper o lacre da caixa de câmbio de Felipe Massa para que esse perdesse 5 posições no grid e a Prima Dona Afonsina largasse uma posição a frente, consequentemente, do lado limpo da pista, foi uma fraude ao regulamento. Com efeito, o jurista Paulo, em D. 1, 3, 29, aduz que contra legem facit, quid id facit, quod lex prohibet; in fraudem vero, qui salvis verbis legis sententiam eius circumvenit (age contra a lei aquele que faz o que ela proíbe; em fraude à lei age aquele que, respeitando o sentido de seus palavras, subverte (contorna) seu sentido). A Scuderia aproveitou-se do regulamento para subverter a ordem de largada estabelecida pelo treino de sábado. 
O Luiz Fernando Ramos relatou que o Massa ficou puto, e não poderia ser diferente. A Ferrari precisou fazer isso porque o seu piloto Alfonso não se garantiu em Austin. Na corrida que poderia decidir o título, o piloto tem que, pelo menos, andar mais que seu companheiro de equipe. O Kid colocou meio segundo no Webber; Afonso, ao contrário, tomou quase 0,4s do Massa. Aliás, a corrida do Massa foi muito melhor que a do Alfonso, com um ritmo mais consistente e ótimas ultrapassagens.
No entanto, o artifício ferrarista deu certo e ambos os carros no lado limpo da pista fizeram ótimas largadas, principalmente a Prima Dona, que praticamente garantiu o lugar no pódium após a primeira curva. No resto da corrida, só tratou de permanecer na pista em uma de suas atuações mais fracas no ano. Não conseguiu avistar o Hamilton e o Vettel nem de binóculo, enquanto observava pelo espelho a aproximação de um emputecido Felipe Massa.
Como bem escreveu o chefe da redação patriarcal do blog, o título do Afonso já tem uma manchinha - aliás, por todas as situações estranhas deste ano, várias manchinhas. E é uma pena que, em uma temporada que poderia ter sido tão bonita, tivéssemos estes episódios de pouca esportividade para coroar um campeão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário