sábado, 24 de novembro de 2012

Com a cara na porta

No meu tempo, era possível, no fim de semana da F-1, chegar de manhã ao autódromo e comprar ingresso para aquela sessão de treinos em particular. Então, era legal, na sexta-feira de manhã, ir à bilheteria, comprar um ingresso que custasse menos de R$ 500,00 e passear nas arquibancadas até achar o melhor ponto para acompanhar o treino livre. 
Com "espírito de aventureiro", ontem, saí cedo de casa em direção ao autódromo, passei 1h40min no trânsito para descobrir, na bilheteria, que só é possível comprar o pacote de ingressos para os três dias de evento. Já que estamos em clima de "F-1 Jurídica", fica o toque para a organização (não cobro a consulta) de que esta conduta pode ser considerada abusiva em vista do Código de Defesa do Consumidor: 

"Art. 39: É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas: 

I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites equitativos;
(...)"

Ora, como consumidor, não posso ser obrigado, se quiser assistir a um treino livre, a pagar por todos os três dias de evento. Não há uma indissociabilidade inerente às sessões que se passam na sexta, sábado e domingo que justifique que se vendam os ingressos em conjunto. 
Aliás, os preços praticados para o público assistir a F-1 no Brasil já são, por si só, um abuso. O "assento" mais barato fica no Ponto G (setor G, para os menos íntimos) e o pacote para o fim de semana custou, neste ano, R$ 510. No G, não há cobertura, não há assentos marcados, a arquibancada é tubular, e a gente tem que lutar contra os gaúchos que dormem no autódromo e pegam os melhores lugares para os amiguinhos. O lugar decente mais barato é o F, que custou R$ 1.320. Fica próximo ao "S do Senna" e tem cobertura. 
Existem outras pistas de F-1 no mundo. Silverstone, por exemplo, que abrigou o primeiro GP da categoria em 1950. O ingresso mais caro para todos os dias de evento custará, em 2013, £ 430 - com o câmbio de hoje, R$ 1.441,79. Quer dizer, o ingresso mais fodão em Silverstone é quase equivalente a um dos nossos mais baratos. Parece absurdo, não? Se considerarmos o setor mais barato da pista inglesa, o "General Admission", cuja vista é da curva Stowe (isto é, uma vista fantástica), pode compensar mais ir para a Inglaterra ver o GP lá do que comprar um bom ingresso para Interlagos. 
Amo a pista paulistana e fico emocionado só de passar lá por perto. Infelizmente, o desrespeito ao consumidor no Brasil é patente, não só na F-1. É uma pena que os verdadeiros apaixonados pelo esporte sejam afastados do autódromo em favor daqueles que só querem ver e ser vistos. 

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