quinta-feira, 28 de maio de 2015

Verstappinho

O acidente de Verstappinho foi normal, coisa que acontece quando um piloto está tentando ultrapassar outro que procura se defender. Grosjean estava tão mais lendo que pode ser mesmo que tenha freado antes do ponto normal, ainda que não por sacanagem. Talvez fosse aquele o ponto permitido pelo seu equipamento naquela altura da corrida e Verstappen Júnior não percebeu em tempo.
Fato é que este tipo de equívoco não foi provocado pela pouca experiência, apenas. Outros pilotos, consagrados, muito consagrados, inclusive, fizeram bobagens como aquela. Veja só: 



Senna já era tricampeão quando cagou pra cima do Mansell. Barrichello nunca foi campeão, mas era já muito experiente quando tentou passar por cima do Ralfinho Schumachinho, irmão do homê, no Brasil, em 2001 (narração em italiano é brinde):



O brasileiro tomou o troco no ano seguinte, na largada do GP da Austrália:



Em 2010, Mark Webber e Heikki Kovalainen protagonizaram um terrível acidente muito parecido com o de Grosjean e Verstappinho. A Caterham de Kovaleinen era tão mais lenta que a Red Bull de Webber que este último cometeu um erro de julgamento e foi aos ares catapultado pelo carro do finlandês:



Agora, um que subia em cima dos outros simplesmente por ser um débil mental era o pai de Verstappinho, o desmiolado Jos Verstappen. Nesta primeira ocasião, ele tenta passar por Irvine e o retardatário Bernard na descida do lago, no GP do Brasil de 1994, fica sem espaço e acaba acertando Brundle, que sabe-se-lá como não morreu:


Este outro é clássico. Também na descida do lago, no GP do Brasil de 2001, Verstappen, então retardatário, deixa Montoya, o líder da corrida, ultrapassar e, depois, o atropela, privando o colombiano daquela que seria sua primeira vitória na F-1, depois de realizar uma ultrapassagem épica sobre Schumacher:


Todos estes pilotos que bateram atrás e são culpados presumidos alegaram suas razões para a lambança e muitas delas são ponderáveis. Assim, não acho que seja possível demonizar o Verstappinho e sua inexperiência. Sim, acho que ele é muito novo para a categoria - afinal, o cara tem 17 anos e já está a dois passos do ápice de sua profissão -, mas não dá para questionar suas habilidades por causa deste acidente. Deixa o menino brincar. 

2 comentários: