segunda-feira, 25 de maio de 2015

ASPAS

Depois de ontem à noite tenho que abrir aspas no blog para comentários não ligados ao automobilismo.
Um tempo atrás um avião da TAM foi obrigado a fazer um pouso forçado em Birigui por falta de combustível. Uma situação de emergência com resultados imprevisíveis. Das vinte e nove pessoas a bordo quatro sofreram ferimentos leves e uma vaca morreu atropelada. A imprensa foi lacônica com as notícias sobre o acidente. Ninguém reparou que um avião daquele tamanho descer num pasto praticamente sem turbinas deixando apenas uma vaca como vítima é uma façanha digna de nota.


notem que desceu entre morretes
Neste fim de semana um táxi aéreo transportando os apresentadores globais Luciano (nariz) Huck e Angélica (que sempre vai de táxi) fez um pouso forçado em uma fazenda perto de Campo Grande, MS.
Ontem à noite acabei assistindo reportagem sobre o episódio no Fantástico. O avião teve falha nas duas bombas de combustíveis de um dos motores. O piloto declarou emergência e procurou um lugar para pouso forçado. A manobra foi elogiada pelos bombeiros envolvidos no resgate. Muita perícia do piloto. 
Claro, até eu sei, que não se desce o trem de pouso numa situação desta para não haver risco de capotagem ou, caso quebre o trem, uma peça rasgue a carenagem do avião.
Mas, e aqui é onde reside meu inconformismo, tem sempre um jornalista ignorante na jogada.
Quando o piloto chegava ao hospital, num carro particular e carregando ele mesmo o soro (o que já é surreal), foi abordado por uma repórter sem educação que perguntou na lata o motivo dele não ter baixado o trem de pouso. 
Santa ignorância. Ela não teve a mínima iniciativa em perguntar para alguém os procedimentos usuais em uma situação como esta. E, dispara a pergunta mais irrelevante possível.
Esta falta de preparo de um jornalista global dói na alma. 
Não dá para perdoar mesmo levando em conta que não é uma situação corriqueira na vida de um repórter. Mas, uma rápida leitura do gugle sobre emergências aéreas ajuda um pouco

trem de pouso? Só se fosse para capinar

Nenhum comentário:

Postar um comentário