sexta-feira, 29 de maio de 2015

Coisa linda

O vídeo abaixo contém, basicamente, as últimas cinco voltas do GP da Itália de 1971. Cinco carros brigando - e brigando duro - palmo a palmo pela vitória. Peter Gethin, Ronnie Peterson e François Cevert, acompanhados de Mike Hailwood e Howden Ganley (para reconhecer estes dois últimos, confesso que tive que recorrer ao GGL, como diria a Globo). 
A transmissão pela TV ajudava a aumentar o suspense: via-se os carros saindo da Parabólica e entrando na reta; os bólidos, então, somem na entrada da Curva Grande e só reaparecem entre as duas Di Lesmo; somem, de novo, entre a saída da segunda Di Lesmo e a entrada do que, hoje, é a Ascari, reaparecem na resta oposta, para a tomada da Parabólica. 
Eram outros tempos. Reparem nos maluquetes na Parabólica, tirando foto. Tem um semi-retardado em cima do guard-rail. Reparem também na combinação de ímpeto e lisura entre os primeiros colocados: apesar da briga feia, não há uma manobra suspeita sequer. 
Não dá nem para dizer "bons tempos", com aquele ar nostálgico, porque, mesmo naqueles tempos, isso aí era exceção. Deguste, portanto. 


Ah, o vencedor foi o Peter Gethin e o carro dele era branco.

Um comentário:

  1. Dá para notar algo muito comum nas largadas daquele tempo.
    A Ferrari que pula em primeiro queimou a largada como tantos outros.
    Quem dava a largada era, quase sempre, um convidado que assustado com o ronco dos motores baixava a bandeira antes que os carros das fileiras do fundo do grid estivessem parados.
    Foi numa dessa, em Monza mesmo, que morreu Peterson.

    ResponderExcluir