Os carros de F1 hoje em dia são, como diria o chefe do blog, plastificados.
Meninos de lata mimados. Não são de lata, mas deu para entender.
Quando chegam aos boxes são recebidos por uma verdadeira equipe médica. Colocam ventiladores para refrigerar os radiadores, cobertores para os pneus, gelo seco para o show ficar mais feérico e por aí vai.
Perceberam que não falei do piloto?
O coitado fica lá dentro do cockpit observando tudo e esperando sua vez em ganhar uma garrafinha do patrocinador cheia de algum liquido horrível.
A aerodinâmica nem se fala. De vez em quando a gente aqui do blog se diverte dizendo que o carro ficou mais veloz quando alguma peça é arrancada por algum esbarrão.
E, não é incomum, as peças simplesmente saírem do carro por estarem mal ajustadas.
As asas dianteiras são, hoje em dia, um espetáculo à parte.
Com mais detalhes que uma obra de arte rococó.
Vejam o desenho da polêmica asa dianteira da dona Mercedes.
Ela contém o tal duto que joga o ar coletado pela abertura da asa traseira e faz com que a dianteira deixe de exercer seu papel de forçar o carro para baixo. Ou seja, estola a asa dianteira.
Meio doido de entender e nem sei se funciona bem em corrida. Vamos descobrir, espero, lá onde o Judas perdeu a China poluída.
Se dona Mercedes se der bem todos vão copiar a revolucionária asa.
Essa busca pela velocidade e o uso de componentes que, cada vez mais, afastam a condução do carro como atributo da vitória tira o brilho da competição.
Nos treinos oficiais para o GP da China atribuem o fato de Uéber (sétimo no grid) andar na frente do Vetor (décimo primeiro) a um novo escapamento instalado só em seu carro e não, por exemplo, o Tião estar um tanto desinteressado em andar forte (o que ocorre, na minha opinião).
Penso que deveria haver um limite para a tecnologia de modo que o piloto não se torne um mero apertador de botão.
Nao entendo nada do assunto mas pelo jeito o ser criado com mais favorecimento a aerodinamica ainda deve ser o Renataus Australopitecus.
ResponderExcluirE o tonto do nordico prateado que nao acredita em Deus... tsc, tsc