sábado, 27 de junho de 2009

O INÍCIO

Vou escrever baseado na memória e não recorrer às ferramentas atuais disponíveis na internet que tiram um pouco (ou toda) a graça das nossas lembranças. Mais tarde comento sobre elas.
Recordo que já em 72 algumas corridas do mundial passavam na TV.
Não todas.
Mas, assisti emocionado a vitória do Emersão em Monza neste mesmo ano.
Como o Jackie Stewart queimou a largada o campeonato estava praticamente ganho. Se não me engano, mesmo com a vitória de Stwart, bastava um quarto lugar do Emersão que o título era “nosso”.
Mas, o Emerson assumiu a ponta e não largou mais. Nas voltas finais o pai dele (o velho barão) que transmitia a F1 para a rádio Jovem Pan, não conseguiu continuar a transmissão pela emoção que sentia, e passou para o comentarista a função de terminar. Foi lindo ver o carro (na minha opinião) mais bonito de todos os tempos cruzar a linha com um brasileiro sendo campeão de F1. Valer dizer que eu assistia a corrida pela TV, mas ouvia a narração pela Jovem Pan. O Wilsão,o tal velho barão, sabia tudo de automobilismo e tinha trânsito pelo ambiente da F1. Então, suas transmissões eram ricas em informações.
As transmissões pela TV eram bem diferentes.
Vários pontos cegos dos circuitos, uma atenção excessiva para quem liderava, perdendo pegas lá atrás e quase nada de som ambiente. Em Nurburgring então nem se fala.
Para encerrar, e por falar em pais. O véio Mero, meu pai Homero, não entendia e não gostava da F1.
Então, vivia me atazanando. Eu, todo esquentadinho, comprava briga. Houve uma época em que o Emersão tornou-se meio burocrático e, além disso, seu carro não ajudava e ele vivia quebrando. Acho que a Lótus em 1973 e a McLaren de 1975. Eu ficava sozinho em frente à TV xingando o Emersão. Meu pai pegava o gancho. Passava pela sala e repetia à exaustão e com voz empostada: “o Fintinpaldi já quebrou?”
Era assim que ele chamava o Emerson Fittipaldi. Imaginem eu, puto da vida, com o “Fintinpaldi” e ainda agüentar o véio Mero tripudiando........
Depois eu volto

Um comentário:

  1. É muito boa essa história. O "véio Mero" também não gostava quando meu quarto tinha mais posters do Senna que do Piquet. "Precisa botar mais foto do Piquet". hehe
    Agora, acho que o Stewart quebrou na larga em Monza, não?

    ResponderExcluir