sexta-feira, 26 de junho de 2009

Fangio

Dia 24 de junho, anteontem, portanto, completaria 98 anos o multicampeão de Fórmula-1 Juan Manoel Fangio.
Como é cediço, Fangio estabeleceu, na década de 1950, a marca de cinco títulos mundiais, que só foi superada, mais de 50 anos depois, por Michael Schumacher. Apresentações de Fangio são dispensáveis; foi, certamente, um dos maiores, senão o maior, gênio do esporte. Logo abaixo, a prova disso. Não tenho certeza quanto ao carro nem quanto à pista, mas parece ser Fangio pilotando uma Maserati em Fiorano. Seja onde for, dá para ver que a vida não era fácil: asfalto detonado, mato para tudo quanto era lado e eu já tive uma bicicleta cuja espessura do pneu era o dobro dos dianteiros deste carro.
Mas nem tudo são espinhos: os pneus estreitos não possibilitavam que se fizesse curvas rápidas como se fazem atualmente, de modo que as forças laterais que empurravam o piloto eram bem menores das que operam hoje. Lembro de uma entrevista de Stirling Moss em que ele relatava que tais forças não passavam de 1.9G, se não estou enganado. Se estiver, me corrijam.
Como essas forças laterais sendo menores, o preparo físico exigido para o piloto era, igualmente, menor. Daí, Fangio, assim como outros pilotos da época, ser um pouco mais corpulento, sem sofrer perda de desempenho com isso.
Aí vai o vídeo.

3 comentários:

  1. Corrigindo: vc TEM uma bike.
    ela está na garagem esperando que o senhor a conserte.
    Eh, eh.

    ResponderExcluir
  2. Outra: o santantonio dos caras era o cabeção....

    ResponderExcluir
  3. Certos detalhes podem ser omitidos... nem vou mencionar quem e o por quê de ela estar quebrada pois a história já ficou repetitiva! hehehhe

    ResponderExcluir