terça-feira, 16 de junho de 2009

Here comes the (Emer) son

Estava ouvindo algumas músicas dos Beatles ontem e, no meio delas, estava a belíssima Here comes the sun, escrita por George Harrison para o álbum Abbey Road. Lembrei-me, então, deste vídeo que vai aí abaixo, em que George Harrison faz uma homenagem a seu amigo Emerson Fittipaldi, que havia acabado de se recuperar de um gravíssimo acidente nas 500 milhas de Michigan, em 1996. Antes da música, uma olhada no acidente:



A qualidade do vídeo da reportagem acima não está muito boa, mas achei interessante colocar porque tem a entrevista do Emerson saindo do hospital. Como se pode ver, Emerson teve fratura na coluna e um pulmão perfurado. Após esse acidente, ele decidiu encerrar sua carreira como piloto. Fittipaldi contava, na época do acidente, 49 anos de idade, com dois títulos na F-1 (1972 e 1974), 1 título na F-Indy (1989) e duas vitórias nas 500 milhas de Indianápolis (1989 e 1993). É mole ou quer mais?
As 500 milhas de Michigan de 1996 aconteciam logo após o racha entre Cart e IRL. Tinham a intenção de ser uma espécie "substituto", para a Cart, das 500 milhas de Indianápolis, que, na divisão, ficaram com a IRL.
O acidente de Emerson ocorreu logo nas primeiras voltas do GP, e teve uma pequena colaboração de Greg Moore, que, aliás, morreria em um acidente no California Speedway, em 1999.
Esta musiquinha cantada por Harrison foi gravada para um programa do SBT em homenagem a Emerson. O nome do programa era "Gente que brilha", e foi ao ar logo alguns meses depois da recuperação de Fittipaldi.
George Harrison, grande guitarrista dos Beatles, foi grande amigo de Emerson, era apaixonado por automobilismo e presença freqüente nos grandes prêmios de F-1 na Inglaterra. Sua paixão pelas corridas foi expressada em uma bonita canção chamada "Faster", que pode ser vista e ouvida aqui. O clipe mostra belas imagens de corridas da década de 1970 - e reparem que o motorista do carro em que está o George Harrison é o próprio Jackie Stewart.
Para encurtar o papo, aí vai o vídeo. Eu fico emocionado de assistir: bela música, bela homenagem, no contexto de uma bonita amizade entre dois de meus heróis.


Um comentário:

  1. Rapaz!
    Não lembrava mais desse clip.
    O Emersão foi o primeiro a nos deixar com aquele frio na barriga, pelas vitórias e algumas ultrapassagens.
    E, o velho George é meu "brito" favorito.
    Muito bom!

    ResponderExcluir