quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

VIVENDO "PEREGOSAMENTE"

Segunda, dia 28/12, fui até o centro de Rib's depois de anos sem aparecer por lá.
Aliás, fomos. Eu e o chefe do blog. O motivo primeiro era pagar por uma tortura sofrida por mim em uma cadeira de dentista. 
Em seguida fizemos algo que era de praxe na cidade antiga. Uma visita ao Pinguim. Todo mundo sabe o que é o Pinguim. Quero dizer, era.
Descobri que o Pinguim número um não existe mais. 
O famoso era este da foto abaixo.

o templo do chopp

Quando voltei para Rib's pramó de cursar Química vez ou outra adernava o navio neste porto do mais famoso chopp do Brasil-sil-sil. Morava pertim e o calor ajudava a escapar dos estudos noturnos entrando pela noite aprendendo in loco sobre fermentação.
Lembrando, como disse ao chefe, que o centro da cidade nesta época era uma terra de ninguém. Quem dominava o habitat eram os famosos trombadinhas (em 1976!). Andar pelo centro só em grupo e atento aos perigos.
Logo em 1977 foi inaugurado o Pinguim 2 na esquina em frente ao templo.

o templo herege
Os puristas torceram o nariz. Imagina abandonar o Pinguim original pela cópia. Porém, como o primeiro vivia lotado e o 2 era mais espaçoso a sede vencia a tradição. Envergonhados, íamos ao 2 com a desculpa da lotação do 1 e o fato do 2 estar ao lado do famoso Teatro Pedro II, Pedrão para os íntimos.
Hoje, o 1 não mais existe e temos Pinguins espalhados por vários lugares. Até em Shópis. Heresia total. Essa porra de franquia acaba com as tradições. Para sorte dos franqueados a sede é muita.
Para encerrar vi uma cena que me lembrou outra tradição: uma garota entrou carregada de compras e dirigiu-se à mesa com vários homens que a esperavam. Era muito comum maridos levarem suas mulheres às compras e se internarem no Pinguim enquanto as damas esbaforidas gastavam nas lojas do centro. Uma espécie de compensação pelo dinheiro gasto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário