segunda-feira, 15 de abril de 2019

MILÉSIMOS

Antes de falar sobre a milésima e tediosa corrida da F-1 gostaria de relembrar o milésimo gol de Pelé.
Foi lá em 1969 séc. passado  e eu já contava 14 aninhos.

Foi um ano memorável para este que vos tecla. Em 20 de julho assisti pela TV Neil Armstrong dar um pequeno passo para o homem e enorme passo para a humanidade. Em verdade, prevalece hoje a tese segundo a qual bastaria mandar um robô catar as pedrinhas que os astronautas (das várias missões) cataram. 
Mas, havia a tal corrida espacial (ou lunática, se preferirem) e os americanos mostraram para os soviéticos quem era bão de foguete.

Fugi das lembranças. Morávamos na gloriosa Djalma Forjaz e, como já disse, dormia num sofá cama na sala. Lembro que dona Globo começou a transmitir à noite e os caras não desciam nunca na tal da lua.
Peguei no sono. Véio Mero me acordou por volta de meia noite dizendo que finalmente os caras iriam descer. Foi assim: o módulo lunar alunissou, os astronautas ficaram naquela de checar tudo, vestir os trajes adequados para sair do módulo. Um tempão. 
Mas, desceram e foi emocionante. Imagens horríveis mas, inesquecíveis. Lembro nitidamente do vacilo do Neil nos últimos degraus. O locutor dizia "vai pisar com a perna esquerda ou direita?"
Ele deu um pulo caindo com os dois pés. "Chupa paiaço!"

Passou o tempo e chegou outro momento (rimou) emocionante de 1969. O milésimo gol de Pelé. Contava com 999 gols e o Santos foi ao Maracanã jogar contra o Vasco no dia da bandeira, 19 de novembro. Lógico que todos esperavam o histórico gol e (lógico) que os vascaínos queriam evitar. Foi um jogo tenso. O Vasco abriu o placar e o Santos empatou com um gol contra. Quando pensávamos que iria acabar empatado sem o esperado milésimo houve um pênalti em cima do rei.
Mó tumulto com reclamações dos cariocas e um tempão para a cobrança. Visivelmente nervoso Pelé cobrou com direito à paradinha (que depois foi proibida). O goleiro Andrada do Vasco era um argentino (tinha que ser) chamado Andrada. 
Ele (o goleiro) pulou no canto certo mas, não defendeu. Até hoje a gente brinca que, se ficarem repetindo o tape Andrada vai acabar por defender.
Existem recontagens por aí dizendo que ele marcou o milésimo lá em João Pessoa em 14 de novembro.
Mas, a festa mesmo foi no Maracanã. Costumo dizer que sou fã do Pelé e não do Edson. Este pisou na bola e fez muito gol contra com o decorrer da sua vida. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário