terça-feira, 31 de maio de 2016

ASSIM FOI

O GP de Mônaco foi, de certa maneira, a corrida dos pneus.
O início foi com pista molhada. Mas, a chuva passou e todo mundo fica especulando sobre quem vai arriscar a trocar para intermediários ou (a grande sacada) para pista seca.
Ricardão Sorrisão abriu bela vantagem porque Kico Roseberg não vinha bem. Seu carro tinha problemas com os pneus e não rendia. Mas, deixou Hamiltão passar na 16ª volta e as coisas mudaram. Ficava claro que a corrida iria ser decidida entre o piloto inglês e o australiano.
Sorrisão parou e colocou intermediários. Hamiltão ficou com pneus de chuva pesada esperando a pista secar e saltar direto para pneus de pista seca.
Daí veio o lance que decidiu tudo, inclusive o leitão da maldonadice do dia. Luís entrou na volta 31 para colocar slicks. Sorrisão entrou na seguinte e voltaria em primeiro porque estava colado no piloto de dona Mercedes. 
O resto já conhecemos. Os Toro Seniores bateram cabeça na troca de pneus e Sorrisão perdeu uma corrida ganha.
Lambanças assim não são gratuitas no mundo da F-1. Erros grotescos parecem mais recados para o piloto. Ricardão não deve ter gostado da sua nova e inesperada companhia no box ao lado. E, Ven No Tápen Zinho chegou chegando. Ganhou uma corrida que, por sinal, era de Ricardão e gerou um certo ciúme. Não sabemos o que rolou nos bastidores. Sei que Sorrisão está no sal, como dizem por aí.
Quanto aos pneus. Mais uma vez a expectativa não corresponde à realidade. Dizem que tal pneu não dura dez voltas e ele dura vinte. Em Mônaco o composto de chuva de Hamiltão durou horrores (estou com preguiça de pesquisar quantas voltas ele deu com os tais) o ultramacio enfiado no carro antes da metade da corrida durou até o final. Nada seguiu a cartilha.
Lembrando que a pista de Mônaco é especial porque ninguém passa ninguém a não ser que se esfregue de um jeito que pareça assédio sexual.
Para encerrar, vamos dizer que o campeonato voltou. A diferença de Roseberg para Hamiltão caiu para míseros 24 pontos. Um abandono de Kico e vitória de Hamiltão e pronto.

"obrigado dona Red Bull"


Nenhum comentário:

Postar um comentário