terça-feira, 17 de maio de 2016

UMA PAUSA

Aprecio reportagens envolvendo aviões. Principalmente os antigos mesmo que caças e bombardeiros que participaram de guerras.
De um deles não tenho muita simpatia, por motivos óbvios.
A Fortaleza Voadora B-29 e sua triste história em levar bombas atômicas que destruíram Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945.
Mas, descobri aqui alguns fatos curiosos envolvendo a restauração de alguns dos B-29. Um deles, que ainda não voltou a voar, tornou-se alvo para treinamento da Força Aérea dos Estados Unidos. Em um bom lapso de tempo só levou um tiro. Os caras são ruins de mira.
Agora, esse do vídeo sofreu com amadores tentando resgatá-lo.
Ele foi usado, em 1947, para espionar soviéticos no pólo norte (história não confirmada). Com problemas de navegação os pilotos desceram na Groenlândia, de onde foram resgatados. O avião foi dado como irrecuperável e abandonado no gelo.
Quarenta e sete anos depois um sujeito chamado Darryl George Greenamyer, ligado nas coisas da aviação, resolveu resgatar o dito.
Resumindo, em 1994 foi com uma equipe até onde o avião repousava confortavelmente num lago congelado e, depois de algum tempo conseguiu fazer funcionar o enorme avião e taxiar no gelo. A ideia era levar o dito para Thule na Groenlândia  e terminar a restauração.
Vejam no vídeo o que aconteceu.
Era, então, um belo e conservado avião. O cara, como diria o chefe do blog, é muito mirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário