quarta-feira, 3 de julho de 2013

Cotidiano

Tratava-se de fazer café. Coisa simples, talvez a tarefa que mais execute ao longo da semana. São, pelo menos, três doses diárias. 
Posicionei o suporte com o coador sobre o recipiente enquanto a água era aquecida. O pó foi ali depositado na medida correta. Para aquecer a garrafa térmica e torná-la apta para receber a bebida, despejei nela um pouco de água quente. Iniciei o processo de passar a água pelo pó e a mistura, pelo filtro. O aroma tomou o ambiente, aumentando a vontade de tomar a bebida quente. Só depois de tudo pronto é que pude atentar que havia me esquecido de tirar a água quente da garrafa, o que diluiu o café, tornando-o intragável. Claro que, em certas culturas primitivas, toma-se café diluído, quase sem gosto. No entanto, aquilo é menos uma bebida que água suja.
Nova tentativa, nova água aquecida, tudo posicionado, vamos nós de novo. Mais uma vez, passei a despejar a água sobre o pó quando, a certa altura, julguei já ter o suficiente para uma quantidade adequada. Aguardei com ansiedade até que toda a água passasse pelo filtro e retirei o suporte para tampar a garrafa. Fiquei surpreso, entretanto, ao ver que quase não havia café no fundo do recipiente: apenas um fundinho de três ou quatro dedos, o que dá para um caneca, nada mais. Isso causou grande estranheza, já que quase toda a água aquecida foi para o coador. A previsão era que, ao final, pelo menos um litro de café tivesse sido produzido.
Sem entender para onde foi aquela água, julguei estar cansado e que a falta de tempo de sono faz essas coisas com a cabeça da gente. Entendi, por outro lado, o quanto é difícil estar ao meu lado. 

2 comentários:

  1. TEORIA DOS LADOS:

    "Todo lado tem seu lado
    Eu sou o meu próprio lado
    E posso viver ao lado
    Do seu lado, que era meu..."

    E é verdade, também, que pouca gente entendeu a teoria maluca do Menino Maluquinho, mas ele ria baixinho quando a saudade apertava, pois descobriu que a saudade era o lado de um dos lados da vida que vinha aí!

    ResponderExcluir
  2. "Entendi, por outro lado, o quanto é difícil estar ao meu lado". Mas ela disse que não.

    ResponderExcluir