quarta-feira, 31 de julho de 2013

Adeus, dentinhos

_ Bom isso é que podemos fazer. No resto, vai ficar tudo bem, mas um dia, quando você tiver lá os seus trinta anos, vai ter que colocar implantes. Não tem outra coisa a fazer.

Foi assim que, há muitos anos atrás, quando os trinta anos pareciam distantes, o ortodontista me avisou que não tinha todos os dentes na boca - ou melhor, que os tinha, mas que nem todos durariam por uma vida. Em algum momento, teria que colocar dentes artificiais para continuar mastigando apropriadamente. 
Até há uma semana, os dentinhos de leite estavam aqui. Pequeninos, bem gastos, já desproporcionais a uma boca que cresceu. 
A possibilidade de alguém perfurar meu osso para inserir o implante nunca me agradou e temi por anos o dia da cirurgia. Mas era inevitável e, em uma manhã, aconteceu. Ao deitar na cadeira do cirurgião, tive a sensação de que algo importante estava acontecendo, algo que não poderia ser desfeito e que, em alguma medida, mudaria o modo de olhar para mim mesmo.
Aqueles dentinhos foram feitos para durarem, sei lá, seis, sete anos. Duraram bem mais que isso e, com os trinta chegando, chegava também a hora de substituí-los. Mais de 15 anos esperando a temida cirurgia; agora, não tenho mais dentes de leite. Talvez deva me tornar um homenzinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário