quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Proficiência

Interessantes são estas reuniões familiares. Normalmente, passam como agradáveis encontros em que bebemos, comemos e vamos embora sem grandes impactos no espírito. Ora, uma epifania não é o propósito de uma festa de aniversário. No entanto, a intimidade, escondida pela distância e a convivência rarefeita, pode trazer à tonar, por meio de uma frase bem colocada, uma aspecto interessante de sua vida. 

_ Você perdeu uma proficiência. 

Assim, secamente, um primo meu, com quem pouco converso ultimamente, dirigiu a palavra a mim. Achei graça de tal assunto surgir, justamente, na noite de meu aniversário. 
Iniciei a resposta, explicando que era assim mesmo, que apesar de ter feito duas provas de proficiência para ingresso no mestrado, apenas poderia aproveitar uma para a aprovação no doutorado, etc., etc., etc., quando fui interrompido: 

_ Não, não. Proficiência em solidão. Você perdeu a proficiência em solidão. 

E, assim, secamente, está feito bom resumo do meu ano. Perdi a proficiência em solidão. 

2 comentários:

  1. Se e verdade que os amigos sao uma segunda familia, nao posso deixar de anotar aqui que esse tambem foi um topico bem discutido nas reunioes nao-familiares. Para nossa alegria.

    ResponderExcluir
  2. Para alegria de seus familiares, diga-se de passagem ...

    ResponderExcluir