quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

OS CINCO MENOS

O lado caipira do blog escolhe agora os cinco menos do campeonato de F1 de 2012.
Alguém disse que alguns pilotos  trazem para a F1 um certo ranço da GP2 que são as raladas contumazes quase sempre sem punição.
Penso que, em verdade, neste ano alguns pilotos sem noção de espaço e tempo tomaram parte do grid. Não importa de onde vieram. Mesmo porque onze entre dez pilotos da F1 atual passaram pela GP2 e nem todos concorrem ao prêmio lambão da corrida. Sim, eu sei que Kimi Raikkonen não passou pela GP2.
Na cabeça dos candidatos, no entanto, uma corrida de F1 dura uma volta. Por isso, saem em desabalada carreira assim que as luzes verdes acendem.
Vamos lá.

O PRIMEIRO MENOS: BRUNO SENNA


Para nós, brasileiros, é desagradável ter que admitir que Bruno Senna não chega nem perto do tio.
Os verdureiros viviam dizendo que era preciso um carro melhor e uma temporada inteira para que ele mostrasse serviço depois de penar com a HRT em 2010 e a Renault no ano passado.
Veio a Williams e a desculpa foi dividir o carro com Bottas o piloto reserva que o substituirá no ano que vem. No primeiro treino o preferido de um dos chefões da equipe usava o carro. Não acredito que este fato tenha sido preponderante para sua fraca campanha.
Um bom piloto se vira, nego.
Uma de suas grandes falhas, senão a maior, é a falta de velocidade em treinos. Neste aspecto seu companheiro de equipe foi melhor que ele.
Esse fator fez com que largasse quase sempre atrás e quando não se envolveu em problemas por conta própria acabava levando uma pimba por estar no lugar errado na hora errada.
Para completar as lambanças bateu em Vettel na primeira volta em Interlagos na corrida mais importante do ano. Quase tira da corrida um dos candidatos ao título numa atitude tosca.
Até os verdureiros admitiram que não tomou o devido cuidado. Eu assisti diversas vezes a batida e fiquei com a impressão de que simplesmente deixou bater. Do jeito que veio, como uma carroça desembestada, viu um carro fechando a curva e não se preocupou em evitar o toque. Depois deu declarações infelizes dizendo que Vettel é quem tinha que tomar cuidado. Diga-se que ele bateu na lateral traseira do carro do alemão. Ou seja, ligeiramente sem razão. A preferência da curva é de quem está com as rodas dianteiras à frente.
Enfim, dispensado da Williams está procurando um lugar qualquer. Dizem que pode ir para o campeonato alemão de turismo, a DTM. Lá, com as rodas cobertas vai se lambuzar de verdade.

O SEGUNDO MENOS: ROMAIN GROSJEAN


 o que sobrou de seu carro em Spa
"o seguro não quer pagar?"

Nosso Romã da Granja só não foi o primeiro menos pelo fato da decepção com Bruno Senna.
O piloto da Lotus, essa não aquela, foi mestre em se meter em confusão. Uéber o colocou no bloco dos malucos da primeira volta, após levar uma bundada no GP do Japão. Com razão.
Alguns analistas disseram que foi muito dura a punição que recebeu após o incrível pega para capar que promoveu na largada do GP de Spa.
Se levarmos em consideração que seu carro quase acertou a cabeça do mimadinho de mamã Ferrari até que Romã ficou no lucro. Foi suspenso por uma corrida e não participou do GP de Monza.
Apesar de tudo subiu ao pódio 3 vezes e ficou em oitavo na temporada à frente de pilotos como Roseberg com mais experiência e calma.
Até agora não foi confirmado como piloto da Lotus, essa não aquela. Mas, é questão de suspense barato. Tem o apoio dos patrocinadores maiores e do chefão da equipe.
No ano que vem vai continuar dando trabalho para os garis da F1.

O TERCEIRO MENOS: MICHAEL SCHUMACHER

Nós adoramos detestar shushu. Talvez faça um post sobre sua carreira. Se o chefe do blog não o fizer antes. Mas, no início desta temporada sabíamos que era tudo ou nada. Ou seja, seu milionário contrato chegaria ao fim, a equipe trabalharia para ele (sobrando as sobras (ui!) para Roseberg) e, confesso, que esperava mais do nosso aposentado.
Pouco, ou nenhum brilho, para alguém que tem um caminhão de estatísticas e um bonde cheio de puxa sacos.
Sua escolha se deu pela batida à la Mr Magoo (esse é do meu tempo) na traseira do carro de Vergne no GP de Cingapura. Notem o balançar de cabeça do Ross Braw. Ali ficou decidido que o aposentado iria se aposentar.
Por esta o terceiro lugar. Sem contar o fato de ter abandonado, por diversos motivos é claro, sete vezes em vinte corridas. Ficou em 13º lugar na temporada com 49 pontos e subiu ao pódio no GP da Europa quando foi terceiro.




"agora sim. Tô de férias definitivas."

O QUARTO MENOS: PASTOR MALDONADO
Pastor tem uma enorme vantagem que é o fato de sua carreira ser bancada pelo Chaves venezuelano e não o mexicano. O verdureiro mor da dona Globo de vez em quando berra nos nossos ouvidos "como é rápido esse venezuelano".
Sim, ele é muito bom em voltas lançadas. Mas, é um desses que precisam saber que a corrida tem mais de uma volta. As vezes nem isso.  Costuma dar o ar da graça no meio da prova mesmo.
Pegou de jeito na penúltima volta nosso querido Hamilton que ficou muito feliz com a atitude de mula sem cabeça do piloto da Williams.



Na verdade ainda é uma incógnita porque quando não se envolve em acidentes consegue até mesmo vencer com um carro-carroça como a Williams. Foi assim no GP da Espanha.
Ficou em 15º na temporada com 45 pontos, mas, tem uma autoconfiança enorme. Do tamanho do cofre da estatal venezuelana de petróleo que mantem sua estada no grid.

"e ainda por cima sou lindo"

O QUINTO MENOS: SERGIO PEREZ
O amigo Chapolin Perez, esse sim mexicano, agarra o quinto lugar pela queda impressionante de desempenho quando anunciado pela McLaren para substituir Hamilton.
De uma hora para outra sentiu a pressão. Até então era uma promessa que jogou fora uma vitória para ajudar a prima dona Alfonsina no GP da Malásia quando ficou em segundo lugar. Sua equipe lembrou que o segundo lugar também era bom. Para bom entendendor bastou (nem com toda esta ajuda prima dona foi campeão!!).  Anunciado como certa sua ida para mamã Ferrari (pelos bons serviços prestados) ultrapassou prima dona em Monza tirando o segundo lugar do mimadinho que ficou em terceiro. Perdeu o futuro emprego com certeza.


pela cara de Alonso, Chapolin perdeu a chance de ir para a Ferrari em Monza

Entra para a nossa galeria dos menos pelo enrosco que provocou em Bubu Dadá tirando até mesmo Romã da Granja da corrida.



Vai ter algum tempo para esfriar a cabeça e se adaptar ao novo mundo que é a McLaren.
Segue o bonde.

Um comentário:

  1. Se eu tambem pudesse fazer um ranking, diria que o melhor desse blog sao as legendas do Dr Luiz, os textos literarios (e sem f1) do Renatao...

    E as imagens do Revisor. Mas ai e "gol de mao"!

    ResponderExcluir