quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fumaça Já!

Lembro-me muito bem, todo ano acontecia: a família ia para o aeroclube de Jaboticabal assistir a exibição da Esquadrilha da Fumaça que lá apresentava por ocasião do aniversário da cidade. Era memorável e apavorante. 
Memoráveis os aviõezinhos coloridos, a fumaça branca, a pista de terra do aeroclube e os episódios bizarros que presenciávamos. A estrada para chegar ao aeroclube era estreitinha e os carros se apertavam entre os transeuntes que seguiam a pé o caminho. Lembro de uma ocasião em que um garotinho escorregou e caiu de cabeça no para-choque de um Fusca. Deus do céu, como eu agradeci por não ser aquele garoto. 
Antes da apresentação da Esquadrilha, havia um avião Ipanema - destes utilizados para pulverizar plantações - que fazia alguns sobrevoos rasantes para entreter o público. Era uma das partes que eu mais gostava, pois a aeronave não permitia tantas ousadias quanto os célebres Tucanos da Força Aérea. E, desde o princípio, era minha relação de atração e pavor com os aviões: eu queria ir e ver tudo, mas, estando lá, era um susto atrás do outro. 
Fazia muito tempo que eu não via o Esquadrão de Demonstração Aérea de perto. Informaram-me pelo telefone que fazia uns dez anos. Não lembro. Para mim, era mais tempo, mas dez anos é recente o suficiente para eu não lembrar mais. 
No último fim de semana, organizou-se aqui em São Paulo um fim de semana aéreo no Campo de Marte. Fomos lá conferir e valeu a pena. Os Tucanos não são mais vermelhos, como no meu tempo, mas continuam fazendo coisas muito bonitas por aí. Desta vez, contudo, não foi um Ipanema que passou pertinho de nós, mas um caça F-5 que eu nunca tinha visto voando tão de perto: 


Logo após, veio a Esquadrilha, esfumaçante e colorida como de costume, trazendo a sensação de que éramos apenas meninos ali, observando aviõezinhos de brinquedo. 

Um comentário:

  1. Vejam como o tempo passa.
    Quando eu tinha uns 14 anos ia nesse evento todo ano com o César Locão.
    Pelo visto continua emocionante.

    ResponderExcluir