sexta-feira, 25 de novembro de 2011

20 anos

No dia 24 de novembro de 1991, falecia o strictíssimo sensu Farrokh Bulsara. Eu era menino e fiquei impressionado com o tributo que fizeram para o indivíduo. A partir dali, fiquei fã da banda dele e não há um momento da minha até aqui curta existência que não tenha sido marcado por, pelo menos, uma canção de Sua Majestade.
Quebrando o protocolo, abaixo vão duas canções que estão entre as favoritas. As duas são das antigas, executadas em shows das antigas. A primeira, White Queen, do álbum Queen II, de 1974; a segunda, do lendário A night at the opera, 1975. Não pude decidir qual era melhor, então vão as duas.





Só para anotar uma curiosidade, o Farrokh Bulsara resolveu adotar o nome artístico "Mercury" depois que escreveu uma fantástica canção chamada My fairy king (que vale a pena ser ouvida aqui), em que havia um trecho assim: "Mother Mercury, look what they've done to me/ I cannot run, I cannot hide". Justificou-se dizendo: "mother Mercury é minha mãe, então eu tenho que me chamar Mercury também". E assim foi.
Ah, sim, a mãe de verdade se chamava Jer Bulsara.

3 comentários:

  1. Grande homem. Valeu o post.

    Mas a minha favorita e "love of my life", por motivos absolutamente nao-romanticos. Lembra-me um colega nosso que tambem e um grande homem e que seguiu uma escolha do tal do "Mercury".

    E por sua causa estou com "Long, long" na cabeca desde segunda. Voce e um grande plastificador de pensamentos. RA! =D

    ResponderExcluir
  2. Lembro que em 1976!!!!! estava "estudando" na república onde morava cá em Rib's (cursava química) quando ouvi pelo radinho de pilha (séc. passado moçada) "A night at the Opera" dos meninos.
    Babei.
    A partir daí sempre estudava procurando as músicas do Queen no "radim de pia"

    ResponderExcluir
  3. Minha mae estava justamente comentando aqui "20 anos, mas ja? lembro dele VIVO!"
    Alias, esse sim tocava piano e cantava.

    ResponderExcluir