sábado, 13 de fevereiro de 2010

MAIS BOCEJOS

Em meio aos treinos que ocorrem antes do início da temporada, que mais colocam dúvidas do que esclarecem, reflito sobre as novas equipes que nasceram as que nem nasceram, e outras que vão morrer antes da primeira largada.
A F1 é uma tremenda vitrine para os mais variados tipos de produtos. Patrocinar uma equipe significa ver sua marca mostrada em muitos países. No entanto, desde que acompanho este esporte surgem as mais variadas formas de picaretagem em termos de equipes e mesmo patrocínios.
Antigamente a maioria do dinheiro vinha da indústria do tabaco e houve quem dissesse que a F1 acabaria sem essa grana. Não acabou.
Lembro que a Hesketh, simpática equipe que comprava chassi March e andava mais que os oficiais, chegou a ter como patrocinadora uma importante revista literária chamada Penthouse. Fora a Coopersucar que bancou os Fittipaldi. O véio Mero adorava chamar os carrinhos amarelos de "açucareiros".
Enfim, hoje estou vendo, entre bocejos, que nada mudou.
A maioria das equipes novatas não tem patrocínio e muito menos carro para mostrar. Carro que ande, lógico. Carro para aparecer dando umas voltinhas até eu monto.
Algumas equipes apresentam carros que foram projetados sem o uso de um simples túnel de vento. Vi outro dia na TV uma dessas equipes apresentando o pessoal responsável pelo projeto do carro: uma salinha com uns quatro computadores e uns carinhas que, aposto, estavam passeando em páginas pornô.
Agora eu entendo a resposta do Senna quando perguntado quem seriam os favoritos para a temporada prestes a se iniciar: "os mesmos".
Porque, "os mesmos" são aqueles que levam a coisa minimamente a sério.

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