terça-feira, 30 de março de 2021

DISCUSSÃO APÓS O EVENTO

Algumas discussões após eventos (seja qual for) podem ser hilárias. No meu tempo de Química (há muuuito tempo atrás) as conversas após uma noite de bebedeira pareciam coisas de manicômio: ninguém lembrava direito o que havia acontecido por causa do efeito alcoólico. 

Mais ou menos o que ocorre nas declarações após o GP de Bahrain. O mais chato versa sobre o limite de pista. A F-1 em nome da segurança (?) retiram, com muita frequência, a brita dos autódromos colocando, em seu lugar, asfalto. Além da zebra ser domesticada não danificando o carro. Lógico que os "meninos" vão usar os limites de pista usando a área de escape como quintal de casa. A solução, para o abuso, são os sensores que, nos treinos, deletam a volta do espertinho. Porém, na corrida a regra é nebulosa. Pode sair mas, não pode abusar. Neste GP especificamente a área de escape da curva 4 foi liberada. Hamilton, na dele, usou e abusou até a direção de prova avisar que não pode. Como assim? Pode ou não pode? Pode, mas não pode abusar. Uma zona total. E, pode piorar.

Veio o lance da ultrapassagem de Verstappen sobre Lewis. O belga/holandês/marciano saiu da pista logo após a ultrapassagem burlando o regulamento. Levou uma baita vantagem com a ação. Devolveu a posição (os caras da TV não ouviram meus berros quando da ultrapassagem no sentido de "tem que devolver a posição". Só entenderam de fato no final da corrida. E, dizem que são do ramo) e ficou no mimimi. Disse que abriria cinco segundos de vantagem fácil fácil compensando a punição. Será? E será que a punição seria de cinco segundos? Poderia ser de dez.

Enfim, uma discussão facilmente evitável se houvesse brita na porra da curva 4. Hamilton a respeitaria ou atolaria. E, por aí vai.

Toda essa polêmica tira o brilho da primeira corrida da temporada.

Outras discussões mais interessantes se levantam.

Por exemplo: Vettel foi mal pácarai. Nos treinos e na corrida. E, sem Ferrari. Penso que deve pedir o boné no final da temporada ou levará um bico nos fundilhos. Tá certo que a Aston Martin andou para trás Mercedes verde que é. Mas, ou Sebastião ajuda a gente ou vamos desistir dele.

Por enquanto é isso. Ah, só para constar o boca suja do Gunther Steiner (nosso Guenta Sentado) saiu em defesa do indefensável Nikita Mazepin. Declarou que o período de pré-temporada conturbado contribuiu para o estado de espírito do playboy russo. O que uma boa grana não faz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário