terça-feira, 15 de agosto de 2017

O QUE FICA, AFINAL?

Tempos atrás, cursava Química aqui em Rib's e havia um certo "frisson" pelos entendimentos superiores da vida material. Elétrons, prótons, spins, estudos quânticos (só que não), moléculas que formam tudo o que existe. Inclusive as "muié", seres sempre estudados e nunca entendidos.
Enfim, numa dessas um dos nossos carrascos, digo, professores resolveu abrir espaço para que voluntários apresentassem seminário sobre o assunto que bem entendessem. Valendo nota, claro.
O professor era um belga de língua presa. Um cara extremamente bom na área dele. Físico-química.
Só que zero em didática. Não entendíamos metade de que ele falava. Pela língua presa e sotaque.
E, ninguém tinha coragem de peitar o cara e mandá-lo para ..... uma fonoaudióloga.
Bom, voltando.
Um carinha, metido a gostosão, levantou a mão (aliás, o único a se atrever) e anunciou que iria dar um seminário sobre a teoria da relatividade. Quinze dias depois.
Todo mundo pensou: "óóó". Muito atrevimento. Ousadia. Como ele iria desempenhar?
Não se falava em outra coisa. Perguntávamos, com o tempo esgotando, como estava indo a montagem da aula que desvendaria, para nós mortais, o segredo maior do maior físico.
Nosso colega não adiantava nada. Mó suspense. Estava gostando em ser o centro das atenções.
Chegou o grande dia.
Todo mundo na espera. O professor olhando o relógio. Nós imaginando o cara no banheiro com desarranjo intestinal.
Qual nada. O sujeito não apareceu. Mais tarde não deu explicação alguma. Irritava-se com as indagações e acabou como um dos grandes fiascos do ano. A relatividade, porém, não ficou sem explicação.
O professor tomou à frente e, no quadro negro, desandou a esclarecer que tudo é relativo tal e coisa.
O problema começou quando colocou algumas equações na lousa. A gente balançava a cabeça, não por estar entendendo tudo, mas, para fazer o cérebro pegar no tranco.
O mestre, no entanto, mostrou que entendia da teoria.
Toda esta história porque, ao contemplar a famosa foto do cientista, comecei a divagar sobre a herança e o simbolismo que algumas personalidades deixam para a posteridade.
Einstein legou para o mundo das ciências estudos e teses que poucos entendem.
Porém, deixou uma marca que mostra seu bom humor ante aos paparazzi da época.
A icônica foto foi tirada após a festa de seu aniversário de 72 anos. Depois de posar pacientemente para os fotógrafos entrou no carro, acompanhado de um casal. Ao pedido para mais uma foto acabou colocando a língua para fora e pronto, fez-se a eternidade. Houve, então, a transcendência do mundo fechado da ciência para o mundo global onde todos passaram a conhecer o homem de cabelos eternamente revoltos. Mesmo não entendendo nada de sua teoria.


a foto original



o famoso recorte


Nenhum comentário:

Postar um comentário