terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bullcrap

Sempre que eu escrevo aqueles posts com o marcador "bullcrap", recebo, no dia seguinte, um telefonema dos meus pais, preocupados: "o que aconteceu? Por que você escreveu aquilo?" Minhas respostas são sempre evasivas, dizendo que é nada, "aquilo é uma tentativa frustrada de literatura". Lógico que eles sempre sabem que é mentira.
Realmente, sinto-me compelido a escrever principalmente em momentos não muito bons. Quando há felicidade abundante, a gente sai para brindar e brincar, e não senta para escrever. Não é?
Isso se tornou uma constante, principalmente desde mais ou menos um ano atrás. Algumas coisas não agradáveis aconteciam desde um período anterior, mas, há aproximadamente um ano, um ciclo meio tenebroso se iniciou por meio de um evento - ou o último evento de uma série de eventos - com consequências dramáticas.
Ontem, eu já nem notava que ainda estava girando naquele círculo. Percebo, agora, que ainda estava lá porque suspeito que o ciclo se fechou. E se, durante este tempo todo, usei este canal para dar preocupações aos meus pais - que estão lá longe -, nada mais justo que usar o mesmo meio para aliviá-las.
Claro que, como de costume, as coisas não serão explicitadas. Vamos dizer que foi assim: choveu por aqui nos últimos dias. Choveu e tem feito muito frio. Trombei com alguém, por acaso, e estava todo encharcado. Comentei, como que me explicando: "choveu". Recebi, em resposta: "eu não tenho um guarda-chuva para te emprestar, nem roupas secas. Mas fique por aqui. Gosto de você".
Um gesto singelo, muitas vezes, tem significado enorme na vida de alguém. E esse mero "fique por aqui" significa um rompimento com uma série de encontros e desencontros marcados por desaprovação e descrença. E esse rompimento me faz ter o coração leve, como há muito não tinha.
Hoje, pela primeira vez em muito tempo, a insônia é de entusiasmo e aprovação pela vida, e não por preocupação e pesar.
Então, papai e mamãe, estou escrevendo um monte de bullcrap, como sempre. Mas estou bem. Muito bem.

3 comentários:

  1. Sei que a mudança no modo de olhar para os acontecimentos cotidianos levam a mudanças reais em nossas vidas.
    Ainda que o motivo seja obscuro, ouvi - lo dizer que está bem e com insônia por entusiasmo e satisfação é tudo!!!!!!!!
    Caramba ... agora estou com a “pulga atrás da orelha”, conta mais vai ...

    ResponderExcluir
  2. a coisa funciona mais ou menos assim:
    se o filho está feliz os pais estão imensamente felizes.

    ResponderExcluir
  3. Sabe, Renatones, sei que e pretensao minha falar isso aqui, mas voce as vezes esquece que tem uma mae postiça em Sao Paulo... Se te disser que ja SONHEI com a palavra bullcrap por preocupaçao voce acredita? :O

    So nao te contei na epoca porque voce com seu modo nao-oceânico era capaz de ficar muito puto consigo mesmo.

    Mas seus pais verdadeiros disseram tudo. E o fim da dor de dente e otima porque, como diria John Lennon à porta da irma da Mia Farrow, you will let us see you smile :D

    ResponderExcluir