segunda-feira, 14 de junho de 2010

Um dia para não esquecer

Sábado, 7:55 da manhã, toca o telefone. Dez minutos antes, havia sido meu despertador, e eu ainda relutava para enfrentar o frio e o sono naquela cinza manhã paulistana.
No telefone, era meu amigo Rodrigo Marchini, que já me aguardava em frente ao prédio.
Minutos depois, partíamos os dois desbravadores rumo ao desconhecido. Bem, na verdade, o desconhecido era o simpático e já um pouco idoso - somando 70 anos - autódromo de Interlagos. Posso dizer que, até o último sábado, efetivamente, não o conhecia tão bem.
Ocorreria, no dia 12, a 5ª etapa do Campeonato Paulista de Automobilismo, que reune diversas categorias, como a Classic Cup, a Força Livre, a Stock Paulista etc.
E lá fomos nós, com aquela garoa fina que aumentava ainda mais a sensação de frio. No caminho, expliquei ao Marchini que estacionaríamos o carro mais ou menos onde era a antiga curva do sol, já que o evento permite que se estacione dentro do autódromo.
De posse dessa informação, ao atravessarmos o portão 7, Rodrigo me ofereceu o volante de seu carro, para que eu pudesse ter o gostinho de dirigir, ainda que devagarinho, em um trechinho da pista de Interlagos - gesto que envolve sensibilidade e gentileza só característica das pessoas muito especiais.
E lá fui eu, sem saber muito bem para onde estava indo. A sensação se agravou quando, descendo rumo ao estacionamento, demos de cara com um protótipo que subia - depois soubemos - do reabastecimento de volta aos boxes.
Descemos e avistamos uma fila razoável de carros de competição aguardado para abastecer. E pela primeira vez pensei: "será que realmente posso estar aqui?". De todo modo, havia várias carros estacionados e por ali paramos também. Só quando saímos do carro é que pude perceber que estávamos, mesmo, sobre os restos mortais da antiga Curva do Sol.
O Campeonato Paulista oferece aos seus espectadores a oportunidade de assistir as provas da região do terraço dos boxes. Isso proporciona uma acessibilidade bastante grande a diversas regiões do autódromo. Tanto que, quando tentávamos chegar ao terraço, percebemos que estávamos atrás dos boxes. Caminhamos um pouco, observando os carros, atravessamos um dos boxes, e chegamos à ao pit lane. A essa altura, os carros da Classic Cup estavam saindo para o treino de classificação. E, por uma coincidência do destino, deparamo-nos, assim que saímos da garagem, com o Lada Meianov do blogueiro oficial Flavio Gomes, dono do único site que tem uma cobertura de automobilismo que ameaça a supremacia do F-1 Literária.

O Lada oficial do blogueiro oficial Flavio Gomes, meu concorrente e contendor virtual, ainda que ele não saiba. A foto foi tirada depois da disputa da Classic Cup.


Continuamos explorando, percorrendo cada centímetro possível das dependências do autódromo, aguardando o momento de sermos expulsos. Enquanto isso, apreciávamos as passagens dos carros por ângulos verdadeiramente interessantes, como este:


Contudo, para mim, as cenas mais memoráveis ocorreram quando resolvemos "conhecer" um trecho do traçado antigo de Interlagos. O carro estava na Curva do Sol, e quando o Marchini precisou ir até lá para buscar mais agasalho, fomos "contornando" a curva a pé, notando, de perto, porque ela era tão interessante: começava mais ou menos em subida e terminava em uma descida considerável.
Aliás, uma das coisas interessantes de ver a pista "de dentro", é perceber os detalhes topográficos que, no caso de Interlagos, faziam - e fazem - o traçado realmente especial.
Fiquei impressionado com a descida entre o Sol e o Sargento. Talvez quem esteja na arquibancada ou vendo pela televisão, não consiga ter nítida ideia de como é.
Caminhamos em direção à extinta Curva do Sargento, que me parece ser a única do antigo traçado que não está mais lá. Por esse caminho, chegamos na saída da Descida do Lago e ficamos um tempo vendo o treino da Força Livre próximos ao guard-rail. Nessa hora, até achei que merecíamos ser expulsos.

Irresponsavelmente passando frio próximo a pista.


Em seguida, caminhamos até o Laranja, onde ficamos um tempo observando os carros de diversos pontos: na freada, no contorno e na saída. Impressionante ver que a roda traseira direita de vários carros levanta na saída da curva por causa do deslocamento de peso.


Vista do Laranja. Interessante notar que, neste momento, estávamos em cima do antigo Laranja. O trecho asfaltado em verde é o contorno da antiga Ferradura.


Vista do Laranja para o lago.


Enquanto explorávamos tudo quanto era canto da pista, um carro de segurança se aproximou e, educadamente, informou que não podíamos ficar ali.
Mas a exploração não acabou. Só depois disso é que fomos para o terraço dos boxes, não sem antes gastar R$ 6,00 em um "X-Picanha" de microondas...
A vista do terraço não é a melhor. A gente enxerga a pista mais ou menos assim:

Dá para ver também o outro lado, o "S do Senna".
Mas, pareceu que, na verdade, o melhor lugar mesmo é o estacionamento, em que se vê toda a parte mista da pista. E, em um sábado como aquele, o local foi providencial para aliviar o frio.
Assisitimos a Classic Cup próximos ao "S do Senna", e a Força Livre do tal estacionamento.
Satisfeitos com o que havíamos visto, satisfeitos depois de passar tanto frio, fomos embora por volta das 14h30min. Foi uma experiência realmente interessante para quem gosta de automobilismo. E é tudo de graça: entrada, estacionamento; só se paga o X-Picanha falsificado.
As corridas são muito boas, com vários pegas. O pessoal realmente manda bala.
É muito legal, também, poder ver o automobilismo mais de perto, já que é possível transitar entre pilotos e mecânicos sem maiores problemas e sem "estrelismos". A atmosfera amadora torna o evento ainda mais atraente.
O Marchini, depois de passar o dia todo ouvindo "ali era a curva 1, ali a 2, ali o Sargento, ali o Sol; aqui subia, e não descia, vinha pelo outro lado, tinha também o anel externo" virou especialista em Interlagos e já enviou seu currículo para a Ferrari.
As fotos não cobrem tudo o que vimos. Na verdade, só tinhamos um celular para fotografar e que, para piorar, estava ficando sem bateria. Mas, de um dia como esses é mais importante guardar as sensações do que as imagens.

Mais informações sobre o Campeonato Paulista, aqui: http://www.automobilismopaulista.net/

3 comentários:

  1. Meu caro chefe do blog.
    Como dizem lá em Portugal: estou a babaire.
    Lembro da minha emoção em fotografar a reta antiga de interlagos (acho até que tem a foto num post qualquer).
    Pois sua aventura no frio supera tudo.

    ResponderExcluir
  2. muito bom
    só esqueceu de contar que quase compramos um carro de corrida e quase demos uma volta na pista....

    ResponderExcluir
  3. Show de bola o post! Mas lembro que essa facilidade toda acontece somente no sábado. No domingo, quando acontecem as corridas de Marcas, Stock, entre outras, o acesso aos boxes é feito apenas com credenciais específicas. E já que citaste gentilmente meu site, aviso que sempre rolam promoções que dão credenciais de boxes para o domingo por lá!

    Zebra vira pista!

    ResponderExcluir