terça-feira, 10 de dezembro de 2019

EU ALEMÃO

Sempre fui um sujeito tímido e seguidor das regras.
Mas, dependendo da situação subia nas tamancas (como dizia minha vó).
Há muito tempo atrás chegou a época da inscrição no exército para fins do serviço militar obrigatório.
A rapaziada, como hoje, não queria saber de "servir o exército."
Véio Mero, no entanto, estava entusiasmado com a ideia porque o mais velho dele iria ver o que era bom para a tosse (como diziam naquele tempo) e tomar jeito na vida. Não sei muito bem o que ele queria dizer. 

O clã Onofri morava em sampa. Como hoje os jovens, antes de completar os dezoito anos, faziam a inscrição na junta militar mais próxima tendo que acordar antes das galinhas.
No meu caso a inscrição era na vila Guilherme.
Antes de amanhecer lá estava véio Mero com aquele prazer mórbido em me levar até o local.
Já havia uma puta fila. Uma certa quantidade de pessoas eram atendidas por dia. Quem sobrava voltava em outra ocasião. Lembro que contei e estava entre os atendidos do dia. 
Aqui entra o que ocasionou, lá na frente, um grande problema para mim.
Alguns recos estavam designados para tomar conta da fila. Reco é aquele cara que esta cumprindo o serviço militar. Ou seja, um sujeito da nossa idade, fardado com um fuzil na mão. Sim, os caras adoravam apontar o dito como se fossem atirar quando julgavam haver um tumulto qualquer.

Então, veio o tumulto provocado por este que vos tecla. Alguns jovens chegavam e furavam a fila. Conversavam com os recos e entravam no meio da fila. Não sei se havia uma troca de favores ou algo assim. Longe de mim dizer que há corrupção neste país.
Quem estava no prejuízo começou a contar os integrantes da fila. Eu estava mais ou menos como nos treinos da F-1: na zona de corte. Ninguém reclamava e fui ficando puto. Naquele tempo quando ficava num certo nível de putice baixava um santo enfezado que me punha em situações difíceis.
Num dado momento explodi e comecei a reclamar em altos brados da furação de fila.
Veio um dos recos, com o fuzil em riste, perguntando que "caraio é este". Expliquei, berrando, a situação. Morava na casa do caraio e não iria voltar no dia seguinte. Mesmo porque meu pai não entenderia como passaram  o filhão dele para trás daquele jeito.

Meninos do céu. O cara estava vermelho. O fuzil (sei lá se tinha bala) babando de vontade de me dar uns pipocos (como diz o chefe do blog). 
Pensei que minha hora havia chegado. Pelo menos ficaria livre de "servir o exército".
O reco me olhava de alto a baixo. Virou e foi para o início da fila. 
Bom, abriram o portão da junta e a boiada começa a preencher a ficha.
Como, dentro do pátio, formaram duas filas o reco do fuzil e orelha quente pelos meus berros me chamou para formar em uma delas. Furei a fila.

Antes que pudesse ficar feliz notei que ele falava com os outros recos encarregados de datilografar (sim, uma demora do cacete) os dados dos infelizes. Passou por mim com olhar de riso. 
Entendi, de imediato, que iriam me sacanear no preenchimento.

Não deu outra. Por volta de meio dia peguei minha ficha. Ela era encaminhada para algum lugar. Os "fichados" tinham que conferir os dados, assinar uma declaração e ir embora.
Olhei e percebi a sacanagem. Altura: 1,85m. Tenho 1,77m. Cor dos olhos: azuis. Meus olhos são castanhos. Cor dos cabelos: loiros. Cabelo castanho.
Um perfeito alemão. Ideal para ingressar nas fileiras do exército.
Falei para o encarregado que não iria assinar porque estava tudo errado.
O cara disse algo como "não tem importância". Mas, bati o pé.
Nesta altura do dia quase ninguém na junta. O reco de orelha quente havia sumido. Para minha sorte.
Mudaram minha ficha e fiquei feliz com o meu santo enfezado. Foi um dia extenuante mas, venci.

A ironia veio depois. Lá em sampa zilhões se inscreviam para o serviço militar. Então, de cara, havia um sorteio no fim do ano para o primeiro corte. Mês par ou mês ímpar. Saía, o resultado, na imprensa. No meu ano o mês ímpar foi sorteado. Nasci em julho, ímpar.
Poderia ser um alemão no meu certificado de reservista
Mas, foi melhor não arriscar.....


Nenhum comentário:

Postar um comentário