terça-feira, 16 de março de 2010

ULTRAPASSAGENS

Por uma feliz coincidência assistimos, no sábado dia 13, uma corrida de F-1 de 1980 lá em Brands Hatch, Inglaterra, puxada da infernal inter pelo chefe deste blog. Como neste ano, não havia paradas para reabastecimento, somente permitida a troca de pneus.
Nesta corrida os carros Ligier eram os mais rápidos (muito mais rápidos, por sinal), mas tiveram problemas e abandonaram. Problemas com furos de pneu. Para constar, Alan Jones (Williams) em primeiro, Piquet(ezão) (Brabham) segundo e o Carlos Reutemann (Williams) em terceiro.
A corrida não teve grandes ultrapassagens, mas, foi emocionante pelas quebras, paradas de boxes e os carros andando relativamente juntos. Infelizmente, o Emersão levou 'centas voltas dos líderes por conta de seu carro ser movido a pedal.
Tudo para dizer que já andam reclamando do novo regulamento da F1. Onde estão as ultrapassagens?
Oras, a graça em corrida sem reabastecimento é justamente a tática que o piloto tem que adotar em função do carro estar muito mais pesado no início da corrida. Sou contra a parada obrigatória em função do uso de dois tipos de pneus.
Penso que a troca deveria ser livre. Quem pode mais gasta menos pneu e, numa dessa, leva o troféu para casa.
As ultrapassagens ocorrem mais pela diferença dos carros (uns mais velozes e confiáveis) do que em função do regulamento. Domingo, naquele país desértico, distante, com petróleo saindo pelas torneiras aconteceu mais ou menos a mesma coisa. O Vetor dançou em função do motor. E, o Afonso disse a que veio. Já vou adiantando que torço pelo Vetor e em segundo lugar pela prima dona do Afonso. Ele é um chato, mas manda bem no da direita.
Querem ver ultrapassagens?
Coloquem o grid de ponta cabeça. O Senninha largaria em primeiro e em meia volta já teríamos mais ultrapassagens que em todo o campeonato passado.

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