terça-feira, 10 de agosto de 2010

Barrichello, 300

Na próxima corrida, em Spa-Francorchamps, Rubens Barrichello viverá seu fim de semana nº 300 na F-1.
É um número muito expressivo, que só foi possível porque Barrichello foi um piloto precoce na F-1 - estreou com 20 anos, em um tempo em que isso não era moda - que conseguiu se manter em forma e andando bem por muito tempo.
Aliás, isto é algo que impressiona: com 38 anos, Rubens consegue andar pau a pau com os moleques. Prova disso foi o GP da Europa (Valência) no ano passado, quando o brasileiro derrotou Lewis Hamilton, 13 anos mais jovem, obtendo, com isso, a vitória de número 100 dos pilotos brasileiros.
É interessante observar, contudo, que as estatísticas oficiais da FIA apontam que Barrichello tem 296 corridas no currículo. Por que essa diferença?
A FIA computa, apenas, as largadas realizadas pelos pilotos. Houve quatro ocasiões em que Barrichello iniciou sua participação no fim de semana de competições, mas não largou para a corrida.
Estas quatro ocasiões foram o GP de Ímola de 1994, quando ele se arrebentou no treino de sexta:




O GP da Bélgica de 1998, quando acidente truculento tirou metade dos carros da prova. Houve bandeira vermelha, e Barrichello ficou sem carro reserva para a relargada:




As outras duas ocasiões foram em 2002. Uma, no GP da Espanha, quando o brasileiro não largou por problemas no câmbio. A outra, na França. Barrichello ficou em cima do macaco porque era o único que podia impedir que Schumacher fosse campeão naquela ocasião - aliás, Barrichello saiu dando banana para todo mundo depois do acontecimento. Infelizmente, a política cruel da Fom em relação aos tubes não nos permite ver novamente aquelas imagens.
Em breve, voltaremos com mais sobre os 300 GPs de Barrichello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário