terça-feira, 8 de novembro de 2011

Down the crapper

Ouvi de uma amiga minha, ontem, que escrevo melhor quando estou para baixo. Esse fato me fez lembrar de um tempo em que achava que seria melhor ficar triste e agoniado se isso fosse render bons textos. Pensava que só era mesmo possível escrever bem se você fosse triste, sozinho e autodestrutivo. No fim, eu descobri que não posso escrever bem e não quero ficar triste, sozinho e me autodestruir. Lá no fundo, tudo o que eu queria era ler na caixa de e-mail ou no celular: "8h30 em Santana?" Aí eu não seria nem triste, nem sozinho e estaria consciente de que a qualidade dos textos não é assim tão importante.
Mas isso não existe, então fui conferir o que uma outra amiga minha tinha a dizer sobre técnicas pitorescas para distrair a depressão. Gostei, particularmente, da lista de musiquinhas para levantar o astral.
É notório, no entanto, que nem sempre procuramos musiquinhas para ficarmos mais alegres. Às vezes, é bom ouvir a coisa mais deprimente, chorar tudo o que tem que ser chorado e constatar, ao final: "tá vendo? Não sou só eu. O cara que escreveu esta música também...".
Resolvi, então, elaborar o top five das músicas para ficar pior - lembrando que chorar pode ser um grande alívio. Lembrando, também, que estas listas mudam de dia para dia. Hoje, é esta, com estes assuntos.
Vamos lá:

5) Reflections of my life - The Marmalade
Ouvi pela primeira vez no final de um documentário sobre um filme da década de 70. Tenho até hoje o papelzinho em que anotei, no escuro do quarto, o nome da música para ouvir no outro dia. E eu mudaria um verso da letra.




4) Yer blues - The Beatles
"Don't know the reason why".




3) Disappear - Dream Theater
Há alguns meses atrás, me forcei a aprender esta música em uma versão para violão. Tortura em duplo sentido. É impossível tocar esta música só no violão.



2) My melancholy blues - Queen
Gosto desta, especialmente.




1) One - Three dog night.
A número 1 não poderia ser outra.


2 comentários:

  1. Na verdade, o cumulo da plastiquinazacao e escrever comentaros autobiograficos no blog do amigo (e seu pai)

    Costumo nao contar, mas dadas as circunstancias revelo que na minha juventde fui editora de duas revistas com tiragem de 100 mil exemplares. Ou seja, se escrevo mal hoje e por culpa da faculdade.

    Anyway, conheci muita gente que nao escreve bem (inclusive na tal da "primeira opcao"), e definitivamente nao figuram nessa categoria de conhecidos o amigo e seu pai.

    Falando em musicas e depressao, acho uma tremenda coincidencia ter ouvido pela primeira vez "Photograph" na madrugada do dia em que fui revogada por alguem que julgava importante. Mas o mais legal disso tudo e que, como nao enxergava o palco, a imagem que ficou foi a do Renatao cantando. Para a Mariana. Enfim, Ringo, Renatao, Mari, Henrique, Sedano-Onofri: so alegria.

    O negocio e saber pegar uma cancao triste e faze-la melhor. Se eu fosse voce embarcava nesse carrossel (?!) e tirava I'll follow the sun. A Mariana e mesmo uma joia na nossa vida (e olha que so a vi tres vezes... =)

    By the way, sempre comentava com o Andrezinho (o que procura geralmente coisas pro Estado, nao o que vai varrendo) que odeio tercas-feiras... Plastiquinizacao total dos dias da semana =D

    ResponderExcluir
  2. As músicas são lindas. Viva o deprê show!!!

    ResponderExcluir