domingo, 5 de julho de 2009

HERÓIS

Todo mundo sabe que a F1 vive muito de aparência. E, certa vez (se não me engano foi o Clay Regazzoni) um piloto disse que a hipocrisia é tão grande que, em caso de morte de um piloto, surgem candidatos ao posto do infeliz antes mesmo de se fechar o caixão.
Por outro lado, Jackie Stewart sempre gostou de posar de paladino da segurança. Realmente fez muito, mas sempre com a ajuda de outros pilotos.
Porém, ele deu uma tremenda pisada de bola numa corrida em 1973 quando já se falava em aprimoramento da segurança em matéria de corridas de F1. Também, para mim, surgiu o único herói da F1. Um piloto com caráter único e com uma reação exemplar diante do ocorrido.
Sim, estou falando de Zandvoort em 1973, Roger Willianson e David Purley, o herói da história da F1.
Antes de escrever procurei o vídeo do acidente no youtube nesta máquina infernal que é a internet.
Tanto tempo depois as lembranças das imagens ainda são fortes em minhas lembranças.
A primeira imagem que surgiu na TV era do David Purley correndo entre as chamas para chegar até ao carro do Willianson. Pensei num primeiro momento que ele corria das chamas do próprio carro. Só depois percebi que ele abandonara seu carro para ajudar no socorro. Hoje temos imagens do carro de Roger Willianson se arrastando pela pista. Bateu de um lado e foi parar no outro. Aparentemente ele se partiu em dois e se arrastou de rodas para cima. Daí para a frente todos tentavam adivinhar o que acontecia. Nem os locutores sabiam direito o que se passava. Seria possível o piloto estar dentro do carro?
Minha mãe, passando pela sala, disse que não acreditava.
Mas, a medida que o tempo passava e o desespero de Purley aumentava, todos acreditaram que o pesadelo era real.
Mas, o que ficou gravado em minha mente é o fato da corrida não ser interrompida. Purley, mais tarde, disse que não se conformava com o fato dos fiscais não o ajudarem a desvirar o carro, uma vez que Willianson tentava se safar, mas estava preso pelo cinto. O que vemos são os bandeirinhas (amadores certamente) com medo do fogo, que no começo se restringia ao óleo do motor. Depois, houve o incêndio do tanque. Purley, quando percebeu que nada podia ser feito para salvar Willianson, chegou a ficar no meio da pista, tentando sensibilizar os pilotos a interromper a corrida.
As cenas finais são igualmente chocantes. O carro desvirado, o caminhão de bombeiros, a pista suja de espuma química e os outros pilotos passando como se nada ocorresse. Se não me engano Emerson Fittipaldi já havia abandonado por quebra do carro, mas a Lótus nº 2 de Ronnie Petterson é vista passando pelo acidente.
Para mim, David Purley mostrou que acima deste esporte cheio de interesses escusos houve alguém de caráter. Admiro um monte de pilotos, mas, o maior deles foi David Purley.
Agora as ironias.
Jackie Stewart foi acusado de aproveitar-se da bandeira amarela para chegar ao primeiro lugar. Ele venceu com François Cevert, seu companheiro de equipe e herdeiro, em segundo. E, ele Stewart já lutava pela segurança nas pistas......
Peterson sofreu, em 1978, um acidente horrível na largada em Monza e faleceu pelas conseqüências.
Ainda em 1973 Cevert morreu nos treinos em Watkins Glen. Stewart então decidiu abandonar as pistas....
David Purley morreu num acidente aéreo em 1985.
Os pilotos na época não conseguiram explicar convincentemente porque não pararam por conta própria, uma vez que a direção de prova ignorou o acidente.
Uns idiotas.

2 comentários:

  1. Não acompanhava corridas naquela época, mas me lembro perfeitamente do ocorrido e também tenho as imagens guardadas na mente (chocantes ...). Nós, pela televisão, queríamos fazer algo para ajudar... impossível ...
    Acha mesmo que num mundo competitivo como o das corridas, alguém perderia a chance de ser o primeiro, ainda que dessa forma?
    Penso que a atitude teria que partir dos dirigentes que são os verdadeiros responsáveis pelos rumos da competição. É isso.

    ResponderExcluir
  2. Excelente post. Realmente, ao apontar o piloto favorito, o "melhor piloto", muitas vezes apenas lembramos friamente dos números em detrimento do ser humano.
    Ouvi dizer, não me lembro por onde, que alguns torcidores tentaram invadir a pista para ajudar o Willianson, mas que os fiscais os haviam impedido.

    ResponderExcluir