sexta-feira, 3 de junho de 2016

TRAGÉDIA INSPIRADORA

Como nossos parcos leitores sabem sou ligado em aviões e suas histórias.
Aqui uma história/tragédia que inspirou filmes como "O Voo da Fênix", de 1965 e o remake de 2004.
Em plena segunda guerra mundial em 1943 aviões decolam da base de Soluch na Líbia para atacar, do outro lado do Mediterrâneo, o porto de Nápoles na Itália.
Resumindo. O avião dos acontecimentos era um Liberator B-24D, alcunhado de Lady Be Good, de fabricação americana tripulado por 9 aviadores.

liberator b-24

O ataque foi um fracasso devido às nuvens que encobriam o porto. O avião lançou suas bombas no mar, para perder peso, e retornou à base. 
Aí começam os problemas que resultaram num desastre com os tripulantes mortos de maneira trágica. 
Na volta o avião apresentou problemas na radionavegação e pediu auxílio para a base na Líbia. Com a guerra o silêncio de rádio era imprescindível.
O avião estava na direção correta e a base lança foguetes iluminadores que não foram avistados pelos tripulantes. O avião, sem condições de saber se estava sobre o mar ou deserto, voou por duas horas até pousar de barriga no deserto. Ele chegou a sobrevoar a base uma vez que seus motores foram ouvidos. Porém, seguiu reto deserto adentro.
Uma série de pequenas tragédias ocasionou a morte de todos os tripulantes que sobreviveram a descida no deserto e morreram tentando voltar. Falhas da própria tripulação, inexperiente como tantas outras na época da guerra, e da base, que fez buscas no mar e não no deserto, apesar de ouvirem motores na noite em direção à terra.
Em maio de 1958 um DC-3 de uma companhia de petróleo avistou os destroços do avião. Como era comum destroços de guerra não deram atenção. Porém, em fevereiro de 1959 uma equipe de geólogos de outra companhia de petróleo vai até o local e a história é iluminada. 

"Lady Be Good no deserto"

O avião, ou o que restou dele, estava incrivelmente preservado. O rádio e as metralhadoras funcionavam perfeitamente. Mas, havia um problema. Onde estava a tripulação?
Após saltarem de paraquedas tentaram sair do deserto com parcos recursos. Em vão, todavia.
Um dos corpos foi encontrado a incríveis 200 Km da queda. E, um dos tripulantes jamais foi encontrado.
Vários livros e conjecturas foram elaborados desde então.
Mas, o fato é que em plena segunda guerra, onde tantos perderam a vida "anonimamente" e tantas outros de maneira trágica, a perda de um avião em missão militar de bombardeio inspirou livros, filmes e teorias.
O mundo não mudou no quesito em ceifar vidas a granel. Seja em guerras localizadas ou tiros "perdidos" em favelas.
São vidas, histórias, futuros, interrompidos sabe-se lá se antes do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário