Estou lendo que o museu aeronáutico da TAM foi fechado. Fim do mundo!
João Amaro, presidente do museu, diz que o fechamento é provisório e dá a entender que a cidade de São Carlos não comporta mais a grandiosidade de tal empreendimento. É preciso expandir e abraçar novas mídias e etc.
Entendo que a manutenção de um museu que, além de tudo, restaura aviões encontrados em petição de miséria não custa barato e a TAM não suporta sozinha tal gasto.
Mas, dói em pensar que ninguém tenha imaginação suficiente para ampliar recursos trazendo novas atrações ou, como sugeri certa vez em uma visita, abrir uma passarela sobre a oficina de manutenção dos aviões da companhia que fica ao lado do museu.
Enfim, estava esperando Henrique, futuro colaborador do blog, crescer um pouco mais para levá-lo ao museu. Fica adiado por pelo menos uns cinco anos.
A família foi em caravana por duas vezes, sempre encantada com aviões dos mais diversos tipos que povoaram nossa infância e imaginação. Mesmo sabendo que alguns são, digamos, belicosos.
gloster meteor |
Não há como não se emocionar com o Gloster Meteor, primeiro caça a jato da Força Aérea Brasileira. Lembro dele quando visitava o domingo aéreo no Campo de Marte quando morava em sampa. Notem que o exemplar está sem o cockpit, ainda em restauro na data da foto.
corsair |
Observar a centímetros de distância o caça embarcado Corsair da segunda guerra mundial e suas asas de gaivota.
spitfire |
Ver um exemplar do primeiro modelo que montei, quando criança, o Sptifire, caça britânico também da segunda guerra.
mig-21 |
Ou verificar em como é delgado o Mig 21, caça da então União Soviética. Vai encarar?
preferência para o grandão |
Em nossa última visita a porteira estava fechada para a passagem de um Airbus 330 que ia para a oficina.
airbus 319 - aerolula |
E, quem estava sofrendo manutenção? O chamado areolula, um Airbus 319. A oficina também é um atrativo. Para as fotos tive que ir até uma cerca no final da área externa do museu. Logo depois apareceu um segurança pedindo para a gente sair. Mas, não se importou com as fotos.
Enquanto escrevia veio a idéia de sugerir a transferência do museu para a infernal Rib's. Porque não?
Tem até uma chácara abandonada do lado do prédio em que moramos....
Nenhum comentário:
Postar um comentário